Páginas

janeiro 16, 2026

[Carreira] Inscrições abertas no "Do Zero Ao Um"

O projeto Do Zero Ao Um da Mente Binária está com inscrições abertas!

O Do Zero Ao Um é um curso 100% gratuito que forma pessoas negras em conceitos básicos computação, com foco em cibersegurança e voltado para a preparação e inserção dos participantes no mercado de trabalho.


São 4 meses de aulas online e ao vivo, de 09/03/2026 a 10/07/2026, com mentoria individual, acompanhamento próximo e uma formação pensada para quem quer começar, mesmo sem experiência prévia na área. O curso tem duração de 300 horas, dividido em 3 módulos de 6 semanas. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h e aos sábados das 10h às 11h.

As inscrições vão de 16/01/2026 a 11/02/2026 e as vagas são limitadas!

Os principais pré-requisitos são ter ensino médio completo, se identificar como pessoa negra ou parda, possuir computador próprio (celular não serve), ter acesso a Internet e e-mail e possuir noções básicas de Windows. O curso é 100% online e, portanto, pode ser feito por pessoas de qualquer canto do país. Na ultima turma tivemos alunos de 14 estados diferentes, 30% do Nordeste

Mais detalhes e o formulário de inscrição estão disponíveis na página Do Zero Ao Um.

Essa não é só uma inscrição, é o primeiro passo para transformar acesso em oportunidade.

Para saber mais: https://menteb.in/dozeroaoum.



janeiro 02, 2026

[Carreira] Carta de Oposição ao SINDPD 2026

Todo o início do ano boa parte da galera que trabalha com tecnologia tem um compromisso marcado: entregar a carta de oposição a Contribuição Assistencial lá no Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (SINDPD).


A Contribuição Assistencial é descontada mensalmente do salário do trabalhador, no valor de R$ 35. Ela não é obrigatória, mas para não ocorrer, o empregado deve manifestar formalmente que se opõe ao desconto.

Para não ter esse valor descontado automaticamente do seu salário todo mês, é necessário entregar pessoalmente sua carta de oposição. Por isso, todos os trabalhadores filiados ao SINDPD tem o prazo de dez dias corridos, de 05/01 a 14/01, para entregar pessoalmente (e presencialmente) a carta de oposição a Contribuição Assistencial em 2026. Eu sugiro ir o mais cedo possível, para evitar filas!

Isso se aplica a todas as pessoas que são filiadas ao SINDPD - ou por vontade própria ou porque a empresa em que trabalha é filiada. Geralmente, quem trabalha na área de tecnologia ou de segurança, ou é contratado por uma empresa de tecnologia, está filiado ao SINDPD. Você pode conferir isso na sua carteira de trabalho (CTPS).

Agora vem uma pitada de verdade: Apesar do próprio SINDPD destacar que "A decisão sobre a oposição à contribuição assistencial é uma prerrogativa exclusiva do trabalhador, sem qualquer interferência do empregador ou terceiros sob pena de multa da CCT. A autonomia deve ser plenamente respeitada, sob risco de responsabilização por práticas antissindicais.", algumas empresas simplesmente evitam alertar e orientar os seus funcionários sobre a possibilidade de oposição a Contribuição Assistencial para não criar animosidade com o sindicato! Sim, é uma triste verdade. Eu mesmo, Anchises, ouvi isso do diretor de RH de uma empresa em que trabalhei.

Não se esqueça:
  • Prazo para entrega da carta de oposição: 05 a 14 de janeiro de 2026, de segunda a sábado, das 9h as 17h
  • Local de entrega em São Paulo, Capital: Clube Atlético Juventus, na R. Comendador Roberto Ugolini, 152 (Mooca), CEP 03125-010
  • Não serão aceitas cartas para o exercido à Oposição através de e-mail, Whatsapp ou qualquer forma online.
Informações adicionais: