Páginas

maio 29, 2009

[Segurança] PF prende mais de 100 cyber criminosos

A Polícia Federal prendeu, na manhã do dia 28/5, pelo menos 100 pessoas acusadas de diversos crimes financeiros na Internet ou com o uso dispositivos eletrônicos, como caixas automáticos, cartões de crédito e débito. A Operação Trilha aconteceu em 12 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e conta com a atuação de 691 agentes da Polícia Federal.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações foram iniciadas há cerca de um ano e revelaram que integrantes da quadrilha utilizavam programas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. Estes programas eram disseminados por meio de mensagens eletrônicas falsas (phishing). Em outra modalidade de crime, a quadrilha instalava câmeras próximas de caixas automáticos para filmar o usuário digitando sua senha , ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão (o chamado "chupa-cabra"). De posse dos dados bancários, os criminosos realizavam transferências de valores para contas de "laranjas", compravam produtos pela Internet e realizavam pagamentos de boletos bancários. Segundo a PF, o montante desviado ainda não foi apurado, mas segundo dados apurados, apenas um dos investigados teria supostamente desviado mais de R$ 1 milhão.

A ação é resultado de investigações contra 15 grupos distintos, formados por vários tipos de golpistas, como crackers que furtavam senhas de Internet Banking e faziam transferências ilegais. 139 mandatos de prisão foram emitidos. O Superintendente da Polícia Federal no DF, Disney Rosseti, revelou que foram investigadas mais de 500 pessoas e identificados 1.500 cidadãos comuns que emprestavam nome, conta corrente e cartão de crédito para os criminosos lavarem o dinheiro (normalmente através de pagamento de boletos). "Boa parte do crime seria impossível sem a participação do cidadão comum. Essas pessoas serão indiciadas por formação de quadrilha e furto perante fraude", afirmou.

A sociedade e os usuários de Internet agradecem.

maio 27, 2009

[Cidadania] Brasileiro trabalha quase 5 meses só para pagar os tributos

O UOL Economia publicou uma vídeo reportagem muito interessante denunciando que o "brasileiro trabalha quase 5 meses só para pagar tributos".

Segundo a reportagem, o Brasil é um dos países com maior carga tributária em todo o mundo (a reportagem lista um total de 11 impostos cobrados pelo governo), e lembra que essa enorme quantidade de dinheiro arrecadado não retorna a população em forma de benefícios e muito menos em termos de serviços públicos de qualidade.

Cinco meses de salário (ou o equivalente ao período de 1º de janeiro a 27 de maio) são equivalentes ao montante necessário para que os brasileiros paguem os impostos, taxas e contribuições devidos - direta ou indiretamente. Ou seja, quase metade de tudo o que o trabalhador receber em 2009 vai direto para os cofres dos governos municipais, estaduais e federal.

maio 18, 2009

[Cyber Cultura] Censo da Twittosfera brasileira

De 12 de maio a 12 de junho (de 2009) estão realizando o primeiro Censo do uso do Twitter no Brasil, o #140br, com o objetivo de coletar dados estatísticos para uma aproximação demográfica da Twittosfera brasileira.

Dois dias depois de lançado já foram apresentados os dados parciais baseados nas primeiras 1.226 respostas ao censo. Até o momento, o Twitteiro brasileiro é um rapaz (quase 60% dos respondentes declararam o sexo masculino) entre 19 e 24 anos (quase 45% das respostas), paulista (quase 45%) da capital São Paulo (mais de 1/5 das respostas até o momento).

Novidades sobre o censo e os resultados parciais podem ser acompanhados em tempo real pelo Twitter @censobr. Os organizadores prometem que os resultados obtidos serão publicados sob a licença Creative Commons permitindo sua utilização para qualquer finalidade.

Os Mexicanos já fizeram uma pesquisa semelhante e com resultados muito interessantes. O censo dos Twitteros Mexicanos traz um resultado parecido com as parciais apresentadas aqui no Brasil: a maioria dos twitteiros são homens (lá, corresponde a quase 3/4, ou para ser preciso, 76% das respostas), na mesma faxa etária (37% tem de 19 a 24 anos) e a capital federal (Cidade do México, o principal pólo econômico e cultural do país) concentra a maioria dos Twitteiros (37% das 790 respostas). Eles também destacam que, segundo uma outra pesquisa sobre os usuários na América Latina baseada no twittercounter, a América Latina e a Espanha correspondem a apenas 1,93% dos usuários do Twitter no mundo, sendo que os países latino-americanos com maior presença são o Brasil (cerca de 11 mil usuários), com quase o dobro do segundo colocado, o México (com 5.634 usuarios). A Argentina é o terceiro país mais conectado no Twitter, com 3.367 usuarios.

[Cyber Cultura] Álbum de Fotos da NASA

Expedition 19 Soyuz Rollout
Expedition 19 LaunchEu já havia feito um post aqui há um tempinho atrás sobre a maravilhosa galeria de fotos espaciais disponibilizada pela NASA.

Hoje eu vi o álbum de fotos da NASA no Flickr, que também possui centenas de imagens disponibilizas pela agência espacial americana. O álbum tem algumas fotos interessantes do espaço e das missões, além de disponibilizar também várias fotos de atividades, eventos e press conferences da agência.

maio 06, 2009

[Cyber Cultura] Chuck Norris, O Criador e os perfis divertidos no Twitter

O pessoal do IDG NOW! publicou em fevereiro uma lista muito legal com os 20 perfis cômicos do Twitter, que são perfis falsos de pessoas ou personagens famosos de filmes, desenhos ou seriados. A reportagem lista perfis nacionais e internacionais que se destacam pela criatividade, ironia, sarcasmo e humor das pessoas que os mantém.

Dos 20 listados, me chamaram a atenção os perfis falsos do Chuck Norris (que tem uma lista muito engraçada de "verdades sobre Chuck Norris", da mesma forma que o site brasileiro www.chucknorris.com.br), CNN Breaking News (com notícias falsas), do poderoso Jack Bauer, Darth Vader, Peixe da Erica (muito bem bolado, um peixe beta comenta de dentro de um aquário o seu dia-a-dia e a vida da "humana" que mora com ele - como diz a biografia, "I am Erica's fish. Erica is a human. I am a fish."), Mussum Alive e O Criador, o mais divertido de todos na minha opinião (a reportagem não menciona, mas OCapeta também tem um perfil muito engraçado no Twitter!).

Falando em listas de coisas engraçadas, o IDG NOW! também publicou hoje uma lista dos 10 vídeos mais vistos no YouTube. Além de vários video clips, há o vídeo da Susan Boyle (em 5º lugar) e, num merecido 4º lugar, o engraçadíssimo vídeo do "Achmed the Dead Terrorist", do super talentoso ventríloquo americano Jeff Dunham (abaixo).

maio 05, 2009

[Segurança] Relatório global de ameaças da Symantec

Conforme vários sites tem notificado recentemente, a Symantec lançou em meados de Abril o seu relatório anual sobre as Ameaças de Segurança na Internet (Internet Security Threat Report Volume XIV) referente ao ano de 2008.

O relatório é enorme, e apresenta um panorama completo das ameaças eletrônicas em todo o mundo no ano de 2008. No site da Symantec é possível abaixar o relatório completo, um "resumo" de 19 páginas e quatro relatórios setoriais sobre a América Latina, Ásia + Pacífico + Japão (APJ), Europa e Oriente Médio (EMEA) e um sobre as ameaças aos governos e serviços de infra-estrutura pública. O site também disponibiliza um webcast e uma apresentação em Flash sobre o relatório.

Este relatório contém (provavelmente) milhares de dados estatísticos sobre as ameaças virtuais, cyber ataques e SPAMs, o que tem feito a felicidade dos profissinais da área e jornalistas, que podem basear seus trabalhos em dados concretos sobre o cenário mundial de ameaças.

A revista Decision Report publicou recentemente alguns dados:
    Table 1. New malicious code signatures
  • O roubo de informações de cartão de crédito no Brasil representa 32% das invasões na Internet realizadas pelos cibercriminosos por meio de códigos maliciosos
  • Os bancos brasileiros respondem por 19% de crimes digitais
  • O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking global de ataques (no ano passado era a 12ª posição).
  • O Brasil também ocupa a liderança em atividades maliciosas na América Latina, contabilizando 34% do total (somos o 5º no mundo).
  • Os Estados Unidos ocupa a liderança no ranking de origem dos ataques, com 25% de todos os ataques detectados contra alvos mundiais.


Também somos o 5º país com maior atividade maliciosa, atrás dos EUA, China, Alemanha e inglaterra. Nós representamos 4% das atividades globais.

Um último dado estatístico que eu achei muito curioso é que Buenos Aires é a cidade com maior quantidade de micros infectados por botnets em todo o mundo, representando 4% do total mundial. Já a China é o país com maior número de hosts infectados por bots, com 13% do total.

maio 01, 2009

[Segurança] Um pouco mais sobre a gripe suína

Policemen in Seattle wearing masks made by the Red Cross, during the influenza epidemic. December 1918. Source: National Archives
Já há vários sites com matérias e notícias interessantes sobre como a gripe suína pode afetar as empresas e como elas podem se preparar.

Uma reportagem recente da INFO Online lista as últimas pandemias da história, mas deixa de fora a SARS (também chamada de gripe aviária, de 2003) e a "avian flu" que ocorreu em 2006 (dessa eu nem lembrava):
  • 1918 e 1919 – Gripe espanhola: A primeira pandemia do século XX foi também, segundo os historiadores, a pior pandemia do século. Ela surgiu no período de 1918 a 1919 e contaminou de 20% a 40% da população mundial, matando mais de 40 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas faleceram, matando até o Presidente da República da época, Rodrigues Alves, durante seu segundo mandato, em 1919.
  • 1957-1958 – Gripe asiática: O vírus H2N2 fez suas primeiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. Em dois meses, a doença se espalhou por Hong Kong, Singapura, Índia e todo o Oriente. Depois foi a vez de África, Europa e, por último, Estados Unidos. Em dez meses, o vírus se espalhou por todo o mundo e o número de vítimas mortais chegou a dois milhões.
  • 1968-1969 Gripe de Hong Kong.

Mas, voltando a falar sobre prevenção e Business Continuity Plan, eu encontrei uma série de artigos muito interessante da CSO Online:
  • "Swine Flu: To Fear is to Fail", discutindo a diferença entre preocupação com o problema (e necessidade de prevenção) versus Pânico (que é o que ocorre na maioria das vezes);
  • o EXCELENTE artigo "Pandemic Preparedness Primer" com uma extensa e rica lista de recursos e informações sobre como empresas e empregados podem atualizar ou desenvolver seus planos de continuidade de negócio (business continuity plans) imediatamente

Além do mais, para ajudar as empresas, entidades e pessoas a organizarem seus esforços de combate a pandemia de gripe, o governo americano criou o website PandemicFlu.gov com muita informação disponível online para ajudar no rápido desenvolvimento de estratégias, planos e ações. Há vários guias, artigos, templates e checklists disponíveis gratuitamente no site.