Páginas

janeiro 07, 2014

[Cidadania] Denúncias de fraudes no Sindpd em São Paulo

Todos os trabalhadores brasileiros tem que pagar uma taxa anual de contribuição sindical, que é uma taxa estabelecida por lei e que beneficia os sindicatos. Mas, em São Paulo, os profissionais de TI tem uma taxa adicional: todos que de alguma forma são afiliados ao Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd) tem que pagar uma taxa de "contribuição assistencial", que é uma taxa mensal. Os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento e o dinheiro deveria ser revertido em benefícios para os trabalhadores afiliados aos sindicatos.

Mas uma reportagem da TV Record feita no ano passado mostrou várias denúncias de como o dinheiro do Sindpd de São Paulo provavelmente é desviado pelos dirigentes do sindicato.


Para evitar essa taxa mensal de "contribuição assistencial", somos obrigados a assinar e entregar pessoalmente uma carta de oposição, uma verdadeira "via crucis" que repete todo ano.

Seguem as informações para a entrega da carta de oposição a contribuição de 2014:


Atualização (16/01/2014): Através do Facebook, recebi uma mensagem do Sr. Emerson Morresi, que se identificou como secretário para Educação e Cultura do Sindpd-SP. Ele me passou a seguinte mensagem referente a matéria da Record postada aqui no blog: "Compreendo o primeiro impacto que ela deva causar nas pessoas, mas ressalto que ela foi completamente descreditada, estando hoje o Sindpd completamente limpo perante o Ministério Público Federal, Estadual, Polícia Federal e Polícia Civil, contudo a imagem é a parte mais difícil de construir e também limpar, por isso, ainda em 2014 vez ou outra essa matéria ressurge." Fiz uma pesquisa rápida no Google e não encontrei nenhuma notícia mais recente sobre este assunto, logo não tenho como saber qual lado tem a razão, a menos que eu tente ter acesso ao inquérito, algo que foge totalmente do propósito do meu blog (que não é nem pretende ser um blog jornalístico).

7 comentários:

  1. Só teremos respeito quando começa a fazermos greve..

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não sei em quem acreditar, pois no site do Sindpd tem uma nota de esclarecimento com várias links com imagens comprovando o texto, como pode ser visto no link abaixo: Reportagem Record: Nota de esclarecimento do Sindpd

    Em contrapartida tem este dossiê:
    Dossiê sobre corrupção no Sindpd

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente não sei em quem acreditar, pois no site do Sindpd tem uma nota de esclarecimento com várias links com imagens comprovando o texto, como pode ser visto no link abaixo: Reportagem Record: Nota de esclarecimento do Sindpd

    Em contrapartida tem este dossiê:
    Dossiê sobre corrupção no Sindpd

    ResponderExcluir
  4. bom dia.

    sabe de alguem que entrou com processo pedindo reembolso dessa contribuicao assistencial?

    e em que lugar do site encontro essa informacao de prazo, etc? ja perdi o prazo esse ano.

    se possivel responder por email akirainoue@hotmail.com

    obrigado.

    ResponderExcluir
  5. O Site do Anonymous conseguiu os documentos do próprio Ministerio Publico e este Emerson com seus inúmeros carros.

    Como são todos políticos, nada acontecerá.

    Mas, em todo caso, é itneressante ver os documentos oficiais.

    http://www.anonymousbrasil.com/dossies/dossie-sobre-corrupcao-sindpd/

    ResponderExcluir
  6. Só uma observação:

    24 anos com o mesmo presidente é no mínimo estranho, pra não dizer uma ditadura, não?

    []´s

    ResponderExcluir
  7. Só uma observação:

    24 anos com o mesmo presidente é no mínimo estranho, pra não dizer uma ditadura, não?

    []´s

    ResponderExcluir