Páginas

dezembro 19, 2014

[Segurança] Os 10 Mandamentos do Hacker

Durante a décima edição da Co0L BSidesSP nós apresentamos em primeira mão os 10 Mandamentos do Hacker, um conjunto de 10 "mandamentos" sobre hacking ético, baseado nos 10 Mandamentos Bíblicos. São eles:
 I - Amar o conhecimento livre sobre todas as coisas
 II - Não usar títulos e certificações em vão
III - Aplicar patches de segurança mesmo aos domingos
IV - Honrar Linux e Sistemas Abertos
 V - Não invadirás computador alheio
 VI - Não adulterarás arquivos e dados
VII - Não furtarás o wifi do próximo
VIII - Não levantarás falsos perfis
 IX - Não desejarás as informações privadas do próximo
 X  - Não cobiçarás a senha do teu próximo

O Thiago Bordini foi o primeiro a ter a idéia, e me mandou uma mensagem que li dentro de um taxi e de lá mesmo começamos a conversar e viajar na maionese. Em seguida nós dois passamos mais alguns dias discutindo e lapidando a idéia até chegarmos nos mandamentos acima.

Também pensamos em criar um vídeo durante a Co0L BSidesSP para ajudar a divulgar os Mandamentos, com várias pessoas lendo cada um deles. Vários amigos gostaram da iniciativa e aceitaram participar. O Lincoln Werneck gravou tudo para nós e o Bordini fez a edição final.



Reconheço que não ficou tão divertido quanto a versão da Porta dos Fundos ;)

Uma das preocupações iniciais foi de tentar colocar os "mandamentos hacker" na mesma ordem e de forma que fossem mais ou menos equivalentes aos mandamentos originais. Por exemplo, se o mandamento "não matarás" é o quinto, então o 5º na versão hacker seria algo equivalente, algo como "não invadirás" (ou não ownarás, ou não defacerás, etc).

Aí eu descobri que, segundo a Wikipedia, existem ao menos 7 versões dos mandamentos, de acordo com cada religião, numeração ou interpretação do texto bíblico. O Exôdo lista 16 "10 mandamentos" (isso mesmo, os 10 mandamentos são 16 - mas se lermos com cuidado, veremos que vários são repetitivos). Para ter por onde começar, decidimos adotar a versão católica dos mandamentos, conforme abaixo (pelo simples fato que ele nos soou mais familiar):

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
2º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão
3º - Santificar domingo e festas de guarda
4º - Honrar pai e mãe
5º - Não matarás
6º - Não adulterarás
7º - Não furtarás
8º - Não levantar falsos testemunhos
9º - Não desejarás a mulher do próximo
10º- Não roubar do teu próximo

Partindo do texto acima, fomos reescrevendo cada um deles até chegar finalmente nos Mandamentos Hacker ;)

Fiz até mesmo um QR Code para a página dos 10 Mandamentos Hacker no site do Staysafe, utilizando o encurtador is.gd (o is.gd permite customizar a URL encurtada e também tem a opção de gerar o QR Code automaticamente).


Nos digam o que acharam. Queremos ouvir sugestões, comentários, elogios, críticas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário