Algo que deveria ser uma foto simples e descontraída do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, comemorando 500 milhões de usuários (publicada no Facebook), chamou a atenção da galera na Internet por um detalhe: o notebook dele tinha fitas adesivas tampando a câmera e o microfone!
O pessoal da Cryptorave também não poupou comentários no seu perfil no Facebook, com um post destacando o seguinte:
O que há de "estranho" na foto?Nos dias de hoje, um pouco de paranóia não faz mal a ninguém. Afinal, a capacidade intrusiva das tecnologias ao nosso redor nos surpreende cada vez mais - tanto como se fosse uma suposta "funcionalidade" ou simplesmente como arma de espionagem.
1. Câmera está coberta com fita adesiva
2. Microfone está coberto com fita adesiva
3. O Email client é Thunderbird
Tampar a câmera com um adesivo é uma prática normalmente adotada entre o pessoal mais paranóico (ou mais consciente, se preferir) e é eficiente para evitar ter suas imagens capturadas sem seu conhecimento. Malwares para fins criminosos ou de espionagem já tem esta capacidade faz tempo.
Entretanto, a eficácia de uma fita adesiva para evitar a captura de som é muito baixa: no máximo conseguiríamos abafar o som, mas dificilmente vai anular a captura. Algum bloqueio deveria ser feito em hardware para ser minimamemten efetivo, e já ouvi alguns amigos especulando que talvez colocar um conector de microfone na entrada de áudio poderia desabilitar o microfone embutido (mas eu mesmo não sei se é eficiente).
Falo com meus alunos, amigos e familiares sobre isso basicamente toda semana. E toda semana vejo alguma postagem mais relevante sobre o tema, a minha pergunta retórica é: Onde não somos vigiados?
ResponderExcluir**ótimo blog!**