Páginas

outubro 07, 2016

[Carreira] TI nos Jogos Olímpicos

Passada as Olimpíadas Rio 2016, vale a pena analisar o gigantismo do evento do ponto de vista da infra-estrutura de TI que ele exigiu.

Alguns números, apresentados por Elly Resende. CIO da Rio 2016 e pelo Bruno Moraes, Gerente de SI da Rio 2016 (durante o MindtheSec) já são de arrepiar:

  • A estrutura de TI da Rio 2016 correspondeu a uma empresa com 200 mil funcionários e 4,8 bilhões de clientes, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • A Rio 2016 foi a primeira olimpíada a usar Cloud Computing: o portal do evento foi sustentado por 300 servidores virtuais na plataforma Azure espalhados por quatro data centers distribuídos em três continentes;
  • O site aguentou picos de 636 páginas visualizadas por segundo, com mais 4,7 milhões de usuários simultâneos. Além disso, 47 milhões de usuários visitaram o sistema, gerando mais de 91 milhões de seções de consulta, com mais de 470 milhões de páginas visitadas;
  • A infraestrutura de TI do comitê Olímpico utilizou 12 Datacenters, que hospedaram 850 servidores, enquanto a rede deles tinha 15 mil computadores, 100 mil dispositivos de rede, 5.200 access points e gerou um tráfego de 1,4 Petabytes.
  • O ambiente teve mais de 40 milhões de alertas de segurança, que geraram aproximadamente 25 milhões de ataques bloqueados, desencadeando 223 ações para mitigação destes incidentes;
  • Foram gerados 12 bilhões de registros de log;
  • Como preparativo aos jogos, foram realizados 125 testes de segurança no ambiente, incluindo 25 testes de Spear Phishing e 3 Cyber War Games para preparar o time a responder incidentes.

Veja mais algumas informações interessantes sobre o Portal Oficial dos Jogos Rio 2016, desenvolvido pela Microsoft:
  • A Microsoft desenvolveu uma arquitetura inteligente que permite o reconhecimento automático do modelo de tela mais adequado, com o objetivo de oferecer ao usuário a melhor experiência de navegação e interação para cada dispositivo;
  • Houve uma definição de estratégia de segunda tela: a página principal é flexível e se adapta a cada evento dos jogos, oferecendo notícias em tempo real em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário