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fevereiro 10, 2017

[Segurança] Golpes e ciber crimes no Brasil

Recentemente a TV Record divulgou que entre 5% e 10% das transações de compras online são golpes. Esses golpes mais comuns que afetam os consumidores online são:
  • Lojas fraudulentas, de empresas fantasmas criadas pelos fraudadores;
  • Sites falsos, muito parecidos com sites reais de e-commerce;
  • Mensagens de e-mail divulgando promoções;
  • Anúncios em sites de negócios, aonde o consumidor compra um produto que nunca vai ser entregue ou paga uma quantia para garantir a "reserva" do produto.

Tais sites divulgam promoções mirabolantes para atrair os consumidores, mas depois da compra realizada, o cliente não recebe nada e fica com o prejuizo financeiro.

Uma das formas de evitar estes golpes é não acreditar em promoções com grandes descontos, com preço muito abaixo do normal de mercado, e quando se não tratar de uma grande loja conhecida, verifique se existem reclamações sobre o site. Desconfie se o site tiver muitas reclamações ou, inclisive, se não tiver nenhuma. Avalie as reclamações existentes. avalie o site procurando alguma indicação de que ele possa ser falso. Obtenha o máximo possível de informações sobre a loja e o produto. Na dúvida, não compre.

Segundo dados da Norton, divisão da Symantec, que foram divulgados no final do ano passado, o prejuízo total relacionado a ciber crimes no Brasil foi de US$ 10,3 bilhões em 2015. Em 2015, 42,4 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais (39% dos usuários INternet), um aumento de 10% no número de ataques comparado com o ano anterior.


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