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fevereiro 26, 2019

[Carreira] Fintechs, Bancos Digitais e Open Banking

O mercado financeiro está passando por uma grande transformação, em todo o mundo. Esse movimento é fruto de uma grande necessidade de modernização dos produtos e serviços bancários, que demoraram para se adaptar ao público atual. Como resultado, os clientes estão insatisfeitos com os serviços dos bancos e procurando as chamadas "Fintechs".

Essa revolução tem três frentes, que estão acontecendo quase que simultaneamente, e em muitas vezes estão interligadas:
  • Fintechs - pequenas empresas, startups, que oferecem alguns tipos específicos de serviços financeiros. Normalmente não estão associados a alguma instituição financeira. O GuiaBolso, por exemplo, é uma Fintech que consolida dados de diversas instituições financeiras (bancos, operadoras de cartão, etc) e apresenta as informações de uma forma útil ao cliente final. Outro exemplo é o Nubank, uma Fintech voltada para serviços de cartões de créditos, e que está tentando ampliar seu portifólio; 
  • Bancos Digitais - um modelo de negócio das instituições bancárias baseado em uma operação e ciclo de relacionamento com o cliente 100% digital, sem interação física através de agências. Nesse modelo, todos os serviços bancários são apresentados totalmente on-line, aproveitando a flexibilidade de interação via canais digitais e ampla conveniência para o usuário;
  • Open Banking - modelo tecnológico e de negócios baseado na possibilidade de integração dos serviços bancários com terceiros, através de APIs abertas. A idéia é criar um novo ecossistema de negócios entre o banco e parceiros, com integração entre os sistemas de forma segura e controlada. Isso pressupõe uma grande mudança na mentalidade dos executivos e do corpo técnico dos bancos: menos competição com fintechs e mais cooperação para proporcionar uma experiência do usuário mais satisfatória, ágil e eficiente.
A tendência no mercado é que as grandes instituições financeiras comecem a oferecer um  marketplace de serviços financeiros, oferecendo novos serviços com extrema personalização. Além disso, elas aumentam a satisfação dos clientes, novo portifólio de serviços e passam a ter a possibilidade de monetizar uma série de serviços oferecidos pelos seus parceiros.

Como bem disse a Stefanini, o conceito de Open Banking, através da criação e disponibilização de informações através de APIs, está no "centro do que podemos chamar “API Economy” ou “Economia das APIs”, que faz referência a todo novo modelo de negócio gerado por meio do compartilhamento, integração e valoração de dados em um ecossistema digital que respeita a segurança da informação e as regulações vigentes".

Para saber mais:




OBS: Post atualizado em 08/05/19 para incluir mais algumas referências interessantes.

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