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setembro 14, 2021

[Carreira] Dicas para promover a diversidade na sua empresa

Neste dia 13/09/2021 eu tive a oportunidade de participar, como moderador, em um painel no Mind The Sec dentro da trilha LeaderZone, em que discutimos sobre a "Diversidade na contratação", ou melhor, a diversidade no nosso mercado de trabalho. O painel foi ótimo e contou com a participação da Ceu Balzano, da Karina Queiroz e do Rodrigo Bonfim.

No meu ponto de vista, que eu expus logo no inicio do painel, o nosso mercado de trabalho é um reflexo do preconceito estrutural que existe na nossa sociedade: é formado predominantemente por profissionais do sexo masculino (homens), brancos e héteros. Proporcionalmente a população, a presença de mulheres e pessoas negras é bem pouca. Isso é consequencia do racismo estrutural, dos problemas econômicos e dos preconceitos que existem em nossa área - incluindo aquela visão incorreta de que "tecnologia é coisa de menino".

Infelizmente o tempo foi curto e todos nós ainda temos muito o que discutir sobre esse assunto, mas nós do painel preparamos uma pequena lista com 9 dicas de como promover a diversidade no mercado de segurança:
  • Em vez de contratar um profissional Senior, forme um Junior;
  • Busque pessoas em faculdades de segunda linha e colégios técnicos;
  • Participe de programas de mentoria para jovens;
  • Apoie comunidades que auxiliam as minorias a entrar no mercado;
  • Busque analisar a história e as motivações, seja mentor;
  • Tenha um canal de transparência, para receber denúncias;
  • Eduque e conscientize pelo exemplo, não pelo "mimimi";
  • Não espere que os outros vão resolver o problema por você. Arregace as mangas!
  • Contrate pessoas de outras cidades e estados (aproveita que liberou o home office!).
Sobre a dica do canal de transparência, quero complementar que, infelizmente, ele pode ser necessário, mas também tem o aspecto positivo de transmitir a mensagem de que a empresa está prestes a ouvir e investigar qualquer atitude inapropriada de seus colaboradores. Também transmite as minorias a mensagem de que a empresa se preocupa com elas e que existe um canal para pedir ajuda, caso necessário.

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