Páginas

junho 10, 2023

[Segurança] Cuidado com os golpes na Parada LGBT+

Você pretende ir na Parada do Orgulho LGBT+ nesse domingo, 11 de junho, em São Paulo?

Então tome muito cuidado, porque lugares com grande concentração de pessoas sempre atraem também o interesse de criminosos, gente que vai lá (e as vezes se necessário compra ingresso) só para tentar faturar com a desgraça alheia. Infelizmente, isso pode acontecer em qualquer tipo de concentração de pessoas, como nos bloquinhos de Carnaval, Virada Cultural e festas populares - até a quermesse de festa junina do seu bairro pode ser arriscada, hoje em dia. Eles aproveitam essa concentração de centenas ou milhares de pessoas distraídas e aproveitam para tentar aplicar vários golpes. Felizmente, a maioria desses golpes são conhecidos e você pode se livrar deles, se estiver atento.

A primeira dica para esses momentos é ir com a menor quantidade de pertences e objetos de valor possível. De preferência, vá com nada, só com a roupa do corpo, a carteira de identidade e um pouco de dinheiro, o suficiente para você comer, beber, pagar a condução de volta e sobrar um troquinho. Mas, infelizmente, poucas pessoas tomam esse cuidado e, portanto, vamos falar sobre os principais golpes e dicas para evitá-los:
  • Os batedores de carteira são o risco mais comum, mas hoje em dia o principal objetivo deles é roubar aparelhos celulares. E não apenas para revender o aparelho, mas principalmente para tentar acessar a suas contas bancárias. Por isso, evite levar o seu celular, ou mantenha ele sempre guardado de preferência em uma pochete (ou "doleira") sob a camisa. Evite mexer no seu celular em lugar público e, antes de sair de casa, desinstale todos os aplicativos bancários e de compras on-line. Se você realmente quer levar uma carteira ou bolsa, de uma boa olhada direitinho no que tem nela e retire tudo que não for essencial, antes que alguém faça isso por você. De preferência, leve apenas um documento, um pouco de dinheiro, e no máximo um cartão de crédito. Tudo mais que tiver na sua carteira provavelmente não é essencial e você não precisaria levar de qualquer jeito;
  • Evite comprar com cartão de crédito, pois há vários golpes e dois deles são os mais comuns: o vendedor mal intencionado, pode te devolver um outro cartão, parecido com o seu, e no mesmo momento já começa a gastar todo seu dinheiro (o golpe da troca de cartão). Ao pegar o seu cartão de volta, confira se realmente é o seu. Para facilitar, você pode também colar adesivos no seu cartão, customizando-o. Assim não tem como a pessoa te enganar e entregar um cartão diferente. Outros golpistas costumam usar uma maquininha com o visor danificado para cobrar um valor muito maior do que você comprou. Quando você perceber o golpe, o vendedor já sumiu. Por isso, sempre verifique o valor antes de aproximar o seu cartão ou digitar a senha. Se o visor não estiver funcionando ou o valor não for visível, simplesmente não pague.
Em sua 27ª edição, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontecerá no dia 11 de junho de 2023 (domingo) com objetivo de reafirmar o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, além de promover o respeito à diversidade e a construção de políticas afirmativas para a população LGBT+.


Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário