Páginas

agosto 04, 2023

[Segurança] As PMEs na mira do cibercrime

Dois relatórios divulgados recentemente pela Kaspersky e pela Checkpoint destacam que as pequenas e médias empresas (PMEs) são alvo frequente do cibercrime e trazem estatísticas que comprovam isso.

O Relatório SMB 2022 da Check Point Software, a partir de uma pesquisa com 1.150 pequenas e médias empresas nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Cingapura, traz um panorama do cenário das PMEs:
  • dois dos maiores impactos que os ataques cibernéticos têm nas PMEs incluem perda de receita (28%) e a perda de confiança do cliente (16%);
  • menos de um quarto (22%) dos entrevistados acham que estão extremamente bem protegidos contra ataques cibernéticos, e apenas uma minoria tem especialistas em segurança interna ou está trabalhando com terceiros;

A Check Point também destaca que, graças a escassez global de profissionais de segurança cibernética, as PMEs estão tendo dificuldade em se proteger adequadamente.

O relatório As Ameaças contra as PMEs da Kaspersky revela que o número total de tentativas de ataques usando arquivos maliciosos contra pequenas e médias empresas durante os primeiros cinco meses de 2023 atingiu 764.015 casos. Exploits foram a ameaça mais comum contra as PMEs, respondendo por 63% (483.980) de todas as tentativas durante os primeiros cinco meses de 2023. Em segundo lugar estiveram os Trojans, seguidos pelos backdoors.


Embora sejam quase esquecidas quando discutimos o cenário de segurança, de acordo com o Banco Mundial, as PMEs representam 90% do total de negócios em todo o mundo e contribuem com até 40% da renda nacional (PIB) nas economias emergentes. Infelizmente são empresas que não tem orçamento para adquirir as principais ferramentas de segurança existente (caríssimas) e não tem estrutura que justifique ter um profissional dedicado ao assunto.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário