Páginas

fevereiro 19, 2024

[Segurança] Celular Seguro

No final de 2023 o Governo Federal lançou o programa Celular Seguro, uma iniciativa em conjunto com empresas de telecomunicações e bancos para agilizar o bloqueio de celulares em caso de roubo ou furto e, assim, conter a desesperadora onda crescente de roubos de celulares no Brasil. Em 2022 foram 999,22 mil celulares roubados ou furtados, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo números do Ministério da Justiça divulgados pelo portal Convergência Digital, desde o seu lançamento até agora, em praticamente 2 meses, o Celular Seguro chegou a 1,213 milhão de aparelhos cadastrados, e já foram bloqueados 23.225 celulares, sendo 2.653 apenas no período do Carnaval, entre sexta, 9/2, até terça, 13/2.

Atualmente o roubo de aparelhos celulares tem como objetivo principal o acesso às contas e dados pessoais das vítimas e, principalmente, aos aplicativos bancários nos aparelhos. Por isso mesmo, a prioridade dos criminosos é conseguir obter celulares desbloqueados, o que facilita seu crime. Após o roubo, o criminoso busca por senhas armazenadas no celular ou segue os procedimentos de recuperação de senhas para ter acesso aos apps bancários. Assim, a vítima tem suas contas bancárias invadidas e seu dinheiro desviado para os criminosos. Posteriormente o aparelho é revendido.

O Celular Seguro associa o celular do usuário à sua conta na plataforma Gov.br, fazendo a interligação do CEMI, o Cadastro de Estações Móveis Impedidas, com as instituições financeiras e de pagamento que fizerem adesão ao Celular Seguro.

O Celular Seguro pode ser utilizado através de um aplicativo móvel disponível nas lojas virtuais (App Store e Play Store), ou pode ser acessado online, via web. É necessário realizar um cadastro simples, fornecendo informações como nome completo, número de telefone, número de série e marca/modelo do dispositivo. A validação do cadastro é feito pelo portal Gov.br. Também é possível indicar pessoas de confiança para efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado.

O pessoal do G1 fez um infográfico bem legal explicando como é feita a ativação do Celular Seguro:

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário