Páginas

maio 05, 2025

[Segurança] Guia de Segurança Cibernética no Agronegócio

O Cybersecurity Observatory in Agribusiness - OSCA, lançou o "Guia de Segurança Cibernética no Agronegócio" em novembro do ano passado, um material muito importante para discutir a necessidade de promover a cibersegurança no setor do Agronegócio.

O guia tem 36 páginas e pode ser baixado gratuitamente.

O Guia foi lançado durante o Seminário “Segurança Cibernética no Campo: protegendo a agropecuária do futuro”, ocorrido no MAPA em Brasília. Ele é fruto direto da campanha mundial “Outubro: mês de Conscientização sobre a Segurança Cibernética no Agronegócio Brasileiro” que o OSCA aderiu e promoveu, com posts realizados sempre às 3ª e 5ª feiras, ao longo das cinco semanas de outubro. Os posts da campanha foram compartilhados pelo Linkedin.

O Guia foi escrito pelos fundadores, pesquisadores e editores do OSCA (ordem alfabética): Heleno do Nascimento Santos, Helton Garcia, Joao Souza Neto, Marcelo Cunha, Marcus Peixoto e Paulo Henrique Latado, à partir das boas práticas de segurança cibernética mundiais selecionadas para o setor de Alimentos e Agricultura pela Food and Ag-ISAC. Conta ainda com Prefácio escrito por Guilherme Soria Bastos Filho, Coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da FGV - FGV Agro.

O "Guia de Segurança Cibernética no Agronegócio" busca ser uma fonte inspiradora de informações sobre práticas essenciais de segurança cibernética que devem, na medida do possível, ser implementadas pelas organizações do Agronegócio brasileiro (antes, dentro da porteira e depois). O guia apresenta 9 práticas que foram escolhidas a fim de proteger o setor contra os graves riscos cibernéticos decorrentes do seu processo de transformação digital. Também traz um pequeno glossário.

O guia pode ser compartilhado e distribuído gratuitamente de acordo com a licença Creative Commons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário