O golpe do WhatsApp é uma verdadeira praga, uma pandemia digital no Brasil. Bem conhecido de todos, os criminosos conseguem roubar o acesso a conta do WhatsApp das vítimas com o objetivo de pedir dinheiro emprestado para seus contatos. Por mais manjado que seja o golpe, muita gente cai e os fraudadores lucram milhares de reais com o golpe.
O pessoal do portal Metrópoles criou um infográfico bacana sobre o assunto, lembrando que o WhatsApp representa 97% dos casos de fraudes através de mensagens falsas em aplicativos.
Os cuidados principais são os mesmos:
- Cuidado com ligações ou mensagens pedindo algum código enviado por SMS - pode ser o código para roubar o acesso ao seu WhatsApp;
- Se você ainda não fez isso, peloamordeDeus, cadastre imediatamente uma senha de acesso ao WhatsApp (o "segundo fator de autenticação"). Mesmo que alguém tenha acesso ao código de verificação e tente ter acesso a conta, será preciso confirmar com a senha pré-cadastrada;
- Se alguém te pedir dinheiro emprestado ou que pague alguma conta, desconfie. Ligue diretamente para a pessoa e tente reconhecer a voz, para ter certeza de que não está conversando com um fraudador.
- Acesse o WhatsApp e vá até “Ajustes”;
- Depois, em “Conta”;
- Toque em “Verificação em duas etapas” e siga os passos para cadastrar a senha de 6 números;
- Por favor, não coloque uma senha óbvia, e evite datas.
Para saber mais:
- PCDF investiga grupo que aplica golpe pelo WhatsApp em juízes, desembargadores e políticos
- Tenho vários posts aqui no blog sobre o golpe do WhatsApp. Comece por esse: O que fazer se você cair no golpe do WhatsApp?.
#SegurançaDigital
#SemanadaSegurançaDigital
#CompartilheSegurançaDigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário