Um amigo falou muito bem. Outro colocou um post em seu blog tecendo elogios.
E eu não poderia deixar de fechar a semana com chave de ouro: no início deste ano o Cristiano Lincoln Mattos começou a publicar seu blog pessoal.
Além de ser feito o site com extremo capricho e uma apresentação visual invejável, o Lincoln mostra toda sua competência e inteligência em seus posts. Além do excelente gosto por Van Gogh.
Parabéns Lincoln !!!
Diversas novidades, informações, dicas e casos do dia-a-dia: na vida pessoal, sobre Tecnologia e, principalmente, Segurança da Informação.
março 30, 2007
março 28, 2007
[Segurança] Chega um MSS no Brasil
Ontem saiu na mídia a notícia que, através de uma parceria com a NEC, serão oferecidos serviços de gerenciamento de segurança (ou Managed Security Services - MSS) no Brasil, com a tecnologia da VeriSign, a empresa líder no mercado americano de MSS.
O MSS é destinado a empresas que desejam terceirizar a operação da sua infra-estrutura de segurança, permitindo que uma empresa especializada gerencie e monitore a segurança de seu ambiente com uma equipe altamente especializada e treinada.
Esta parceria trará para o mercado brasileiro a oferta de serviços MSS prestados localmente por uma empresa de grande porte e competência como a NEC, porém utilizando tecnologias e processos adotados globalmente pela VeriSign. O SOC da Verisign monitora, atualmente, mais de 1.6 bilhão de eventos por dia.
O MSS é destinado a empresas que desejam terceirizar a operação da sua infra-estrutura de segurança, permitindo que uma empresa especializada gerencie e monitore a segurança de seu ambiente com uma equipe altamente especializada e treinada.
Esta parceria trará para o mercado brasileiro a oferta de serviços MSS prestados localmente por uma empresa de grande porte e competência como a NEC, porém utilizando tecnologias e processos adotados globalmente pela VeriSign. O SOC da Verisign monitora, atualmente, mais de 1.6 bilhão de eventos por dia.
março 20, 2007
[Segurança] Security Master 2007
O SECMASTER, uma iniciativa conjunta do Capítulo Brasileiro do ISSA e da Via Forum, é a principal premiação dos profissionais do segmento de Gerenciamento de Risco e Segurança da Informação.
O SecMaster visa o desenvolvimento do setor e tem como objetivo reconhecer os profissionais de gerenciamento de risco e de segurança da informação que mais contribuíram no ano de 2006 para crescimento, reconhecimento, debate, divulgação, melhoria e desenvolvimento do segmento, aumentando a sua importância na sociedade.
Este ano serão premiados profissionais nas seguintes categorias:
Veja o cronograma:
Participe! Divulgue! Indique! Candidate-se!
A participação de todos é importante para fazermos deste prêmio o encontro nacional do segmento e premiarmos aqueles que realmente fizeram a diferença.
Qualquer profissional pode se candidatar para o SecMaster. As inscrições devem ser feitas pelo próprio candidato no website do SecMaster, na opção "Quero Me Candidatar" no menu ao lado esquerdo.
O SecMaster visa o desenvolvimento do setor e tem como objetivo reconhecer os profissionais de gerenciamento de risco e de segurança da informação que mais contribuíram no ano de 2006 para crescimento, reconhecimento, debate, divulgação, melhoria e desenvolvimento do segmento, aumentando a sua importância na sociedade.
Este ano serão premiados profissionais nas seguintes categorias:
- Melhor Profissional do Ano
- Melhor Contribuição para o Setor Privado
- Melhor Contribuição para o Setor Público
- Melhor Contribuição para o Desenvolvimento de Mercado
- Melhor Trabalho Acadêmico
- Melhor Contribuição Editorial e Jornalística
Veja o cronograma:
- 15 a 28 de março – Inscrições dos candidatos
- 02 de abril – Divulgação dos três finalistas de cada categoria, na Security Week, as 20:00hs.
- 09 a 18 de abril – Votação Popular e da Comissão Julgadora
- 4ª semana de abril de 2007 - Cerimônia de premiação, durante o ISSA Day de abril, aos vencedores selecionados pela Academia – (Comissão Julgadora) e pelo Júri Popular em cada uma das 6 categorias. Noite de confraternização, networking e comemoração !
Participe! Divulgue! Indique! Candidate-se!
A participação de todos é importante para fazermos deste prêmio o encontro nacional do segmento e premiarmos aqueles que realmente fizeram a diferença.
Qualquer profissional pode se candidatar para o SecMaster. As inscrições devem ser feitas pelo próprio candidato no website do SecMaster, na opção "Quero Me Candidatar" no menu ao lado esquerdo.
março 15, 2007
[Geek] Os 10 jogos mais importantes de todos os tempos
Estava navegando no Blog do Weber Ress e resolvi conferir a notícia que ele colocou a respeito do artigo "Is That Just Some Game? No, It’s a Cultural Artifact", que enumera os 10 jogos que foram considerados como os mais influentes de todos os tempos.
O sr. Henry Lowood, curador do "History of Science and Technology Collections" da Universidade de Stanford, em conjunto com a Universidade de Maryland e a Universidade de Illinois, anunciaram a lista dos 10 video games mais importantes de todos os tempos:
Segundo os pesquisadores, cada um destes jogos representa o início de um gênero (ou tecnologia) que se tornou vital para a indústria de video games.
Spacewar!, por exemplo, criado por um grupo de programadores do Massachusetts Institute of Technology liderado por Steve Russell, é considerado o primeiro jogo de computador: é ao mesmo tempo o primeiro multiplayer, jogo de competição e também o primeiro jogo de ação. Zork introduziu a idéia de jogo de aventura ("adventure"), algo bem antecessor da idéia de RPG (Role-Playing Game). Os primeiros três jogos Warcraft representam o uso de estratégia em tempo real baseado em uma narrativa (história). Já o jogo SimCity reinventou completamente a noção de "jogo"- em vez de conseguir atingir um determinado objetivo, a idéia é conduzir a vida de uma cidade. Isto foi o embrião do atual The Sims, um sucesso que já vendeu 85 milhões de cópias.
Lembro que o Doom, da id Software, revolucionou muito no aspecto gráfico 3D, no jogo multiplayer via rede (na época, podia ser IPX ou IP) e popularizou o jogo de tiro em primeira pessoa (que começou a ganhar fans alguns anos antes com o Wolfenstein 3d, da mesma empresa). Reinou durante alguns anos, teve seu cógigo-fonte divulgado na Internet em 1997 sob licença GPL e foi substituído nas gerações seguintes pelo Quake e, recentemente, pelo Counter-Strike. Por sinal, embora em 1997 a idSoftware tenha publicado o código fonte do Doom, mas eu me lembro que, um pouco antes, o código havia vazado da empresa.
Eu senti falta de alguns jogos nessa lista, tais como o Pac-Man, o Tomb Rider, o Space Invaders, o Flight Simulator, o Sonic e Mario Bros / Super Mario Bros. Álém destes, eu adorava o Star Wars: Dark Forces! Porém, estes são jogos que se tornaram muito popular e cada um marcou profundamente a geração de sua época, além de ajudarem a difundir o video game. Porém, a lista citada no artigo indica os jogos considerados mais "inovadores", e não os jogos mais populares - acho que isso justifica a omissão.
O sr. Henry Lowood, curador do "History of Science and Technology Collections" da Universidade de Stanford, em conjunto com a Universidade de Maryland e a Universidade de Illinois, anunciaram a lista dos 10 video games mais importantes de todos os tempos:
- Spacewar! (1962)
- Star Raiders (1979)
- Zork (1980)
- Tetris (1985)
- SimCity (1989)
- Super Mario Bros. 3 (1990)
- Civilization I/II (1991)
- Doom (1993)
- Warcraft series (beginning 1994)
- Sensible World of Soccer (1994)
Segundo os pesquisadores, cada um destes jogos representa o início de um gênero (ou tecnologia) que se tornou vital para a indústria de video games.
Spacewar!, por exemplo, criado por um grupo de programadores do Massachusetts Institute of Technology liderado por Steve Russell, é considerado o primeiro jogo de computador: é ao mesmo tempo o primeiro multiplayer, jogo de competição e também o primeiro jogo de ação. Zork introduziu a idéia de jogo de aventura ("adventure"), algo bem antecessor da idéia de RPG (Role-Playing Game). Os primeiros três jogos Warcraft representam o uso de estratégia em tempo real baseado em uma narrativa (história). Já o jogo SimCity reinventou completamente a noção de "jogo"- em vez de conseguir atingir um determinado objetivo, a idéia é conduzir a vida de uma cidade. Isto foi o embrião do atual The Sims, um sucesso que já vendeu 85 milhões de cópias.
Lembro que o Doom, da id Software, revolucionou muito no aspecto gráfico 3D, no jogo multiplayer via rede (na época, podia ser IPX ou IP) e popularizou o jogo de tiro em primeira pessoa (que começou a ganhar fans alguns anos antes com o Wolfenstein 3d, da mesma empresa). Reinou durante alguns anos, teve seu cógigo-fonte divulgado na Internet em 1997 sob licença GPL e foi substituído nas gerações seguintes pelo Quake e, recentemente, pelo Counter-Strike. Por sinal, embora em 1997 a idSoftware tenha publicado o código fonte do Doom, mas eu me lembro que, um pouco antes, o código havia vazado da empresa.
Eu senti falta de alguns jogos nessa lista, tais como o Pac-Man, o Tomb Rider, o Space Invaders, o Flight Simulator, o Sonic e Mario Bros / Super Mario Bros. Álém destes, eu adorava o Star Wars: Dark Forces! Porém, estes são jogos que se tornaram muito popular e cada um marcou profundamente a geração de sua época, além de ajudarem a difundir o video game. Porém, a lista citada no artigo indica os jogos considerados mais "inovadores", e não os jogos mais populares - acho que isso justifica a omissão.
março 12, 2007
[Eu] Anchises, de Tróia
No ano passado eu coloquei um post aqui sobre o personagem histórico Anchises, principe troiano primo do Rei Príamo de Tróia e pai de Enéas. Hoje eu criei uma entrada na Wikipedia em português sobre o personagem:
Pesquisando o material para o artigo, utilizei o site sobre Mitologia Grega do Carlos Parada que já havia citado anteriormente, que é bem completo e muito detalhado, e também achei o site Encyclopedia Mythica, que contém descrições mais simples e objetivas sobre os personagens.
Pude notar também o como é simples e fácil criar novas entradas na Wikipedia, ao mesmo tempo em que a versão em Inglês é mais completa (mais de 1.600.000 verbetes contra 243.000 em português) e, em muitas vezes, as descrições dos verbetes em inglês são mais elaboradas.
março 09, 2007
[Cultura] Use Filtro Solar
Achei no Blog do Márcio d'Ávila um texto sobre o vídeo "Filtro Solar" (ou "Use filtro Solar"), que aqui no Brasil ficou famoso através de uma versão criada com a voz de Pedro Bial e que foi exibido no Fantástico, no último programa do ano de 2003.
O interessante, segundo o artigo, é que este texto foi publicado originalmente em 1997 no jornal Chicago Tribune. É possível perceber que o texto original sofreu poucas alterações e poucas adaptações se comparado com a versão da Globo (a letra está no próprio site do Fantástico).
É possível envontrar no YouTube o vídeio do Pedro Bial e também o vídeo original, em inglês, que parece se chamar "Wear Sunscreen" com legendas em português.
O vídeo em inglês também é muito legal e merece ser visto:
O interessante, segundo o artigo, é que este texto foi publicado originalmente em 1997 no jornal Chicago Tribune. É possível perceber que o texto original sofreu poucas alterações e poucas adaptações se comparado com a versão da Globo (a letra está no próprio site do Fantástico).
É possível envontrar no YouTube o vídeio do Pedro Bial e também o vídeo original, em inglês, que parece se chamar "Wear Sunscreen" com legendas em português.
O vídeo em inglês também é muito legal e merece ser visto:
março 06, 2007
[Internet] Estatísticas sobre Internet no Brasil
Uma excelente fonte de informação sobre estatísticas relacionadas ao uso e penetração da Internet no Brasil é fornecido pelo Comitê Gestor através do CETIC.br - Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Este site disponibiliza gratuitamente o acesso a diversos indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil (incluindo informações sobre número e perfil destes usuários).
Melhor ainda, eles disponibilizam um excelente relatório em PDF, a "Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil - 2005", uma coletânea com diversos artigos e estatísticas sobre a adoção da Internet no Brasil.
Este site disponibiliza gratuitamente o acesso a diversos indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil (incluindo informações sobre número e perfil destes usuários).
Melhor ainda, eles disponibilizam um excelente relatório em PDF, a "Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil - 2005", uma coletânea com diversos artigos e estatísticas sobre a adoção da Internet no Brasil.
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