Uma reportagem do portal ThreatPost divulgou os resultados de uma pesquisa realizada pela empresa OneLogin com 250 líderes de tecnologia em todo o mundo sobre o stress no trabalho, que descobriu o seguinte...
- 77% dos entrevistados achavam que a pandemia aumentou seu estresse no trabalho
- 86% relataram que sua carga de trabalho aumentou durante a pandemia
- 67% disseram que estavam trabalhando mais horas
- 54% não tiraram férias nos últimos 6 meses
Além disso, uma pesquisa da ESG e da ISSA apontou que a falta de profissionais no mercado é responsável pelo excesso de trabalho e burnout em 38% das empresas entrevistadas.
A reportagem do ThreatPost destaca que as principais causas desse stress no trabalho nesse período de pandemia estão associados ao trabalho em casa e ao intenso cenário de riscos atuais, que incluem:
- garantir a segurança no trabalho remoto;
- aumento significativo nos ataques de ransomware;
- phishing e spear phishings.
A pesquisa também indica como os entrevistados estão lidando com o stress:
- 80% dos CISOs praticam exercícios;
- 40% buscam ajuda na meditação;
- 24% disseram que estavam se automedicando com drogas, álcool, narcóticos ou medicamentos prescritos.
- Reconheça os sinais físicos de alerta de estresse: músculos rígidos, dores de cabeça, ranger de dentes e dores de estômago são algumas das reações do nosso corpo causadas pelo estresse;
- Aperte o botão de pausa: Adote uma rotina de intervalos de 5 a 10 minutos a cada hora;
- Priorize o cuidado com você mesmo: os líderes precisam recarregar as baterias, se recuperar e se manter alimentados. As atividades restaurativas incluem exercícios, recreação ao ar livre, mediação, respiração profunda, manutenção de uma dieta adequada e conversas com amigos e familiares;
- Cuide do sono: dormir o suficiente, bem como uma boa qualidade de sono, pode ser complicado com cargas de trabalho pesadas, horas de trabalho estendidas e demandas intensas. Siga uma rotina de relaxamento antes de dormir, como desligar todos os dispositivos, evitar ouvir as notícias e tomar um banho quente para resfriar a temperatura do corpo;
- Mantenha contato com o time: os líderes podem lidar melhor com a incerteza e a ansiedade criando um senso de proximidade e de controle entre suas equipes. Reserve momentos para falar com os colegas de trabalho, pois isso ajuda a manter o humor e as perspectivas positivas, o que fomenta a comunicação, a confiança, a transparência e os relacionamentos.
Um artigo no portal Tech Target lembra que o stress da profissão leva os CISOs ao burnout, o que causa uma grande rotatividade nas empresas! Essa reportagem também destaca os desafios dos CISOs junto ao board das empresas: eles tem dificuldade de conseguir atenção e budget, mas tem grande receio de serem considerados culpados em caso de incidentes.
Eu acredito que nós temos que tomar muito cuidado para não ficarmos doidos nessa pandemia, por causa do isolamento social forçado e prolongado, além dos desafios atuais de conciliar o trabalho em Home Office com o convívio em família e isolamento social.
Devido as restrições atuais, a maioria das recreações e distrações tradicionais estão suspensas, e ficamos sem a sensação de descanso. Muitas vezes não podemos ir nos happy hours com amigos, no cinema, no parque ou na praia, nem viajar, temos que buscar novas formas de lazer para manter a sanidade.
Mesmo durante a pandemia, é importante tirar períodos de descanso, como as férias e os feriados. Mesmo que você fique trancado em casa, deixe o computador desligado e o fique longe do celular!
Mesmo durante a pandemia, é importante tirar períodos de descanso, como as férias e os feriados. Mesmo que você fique trancado em casa, deixe o computador desligado e o fique longe do celular!
Eu, particularmente, estabeleci uma regra para mim, lá no início da pandemia: eu só começo a trabalhar as 10 horas da manhã (exceto quando é realmente necessário), pois quando estávamos no escritório, praticamente todo mundo chegava para trabalhar nesse horário. Logo, porque agora teria que ser diferente? Aquela 1 hora de trânsito que economizamos pelo fato de não precisar ir no escritório deve ser usada como forma de descanso ou hobby, não é para trabalhar mais!
Ou seja, aproveite a pandemia para cuidar da saúde, busque um hobby novo, ou uma distração !!!
Uma curiosidade: quem é pai ou mãe de pet já percebeu qual é a primeira coisa que o seu gato ou cachorro faz quando acorda? Eles dão uma espreguiçada bem gostosa, se esticam todos. Já nós não... a primeira coisa que fazemos é abrir o celular, consultar o whatsapp e sair correndo para ligar o computador e entrar numa reunião. Outro hábito saudável que todos os pets tem e os humanos passam longe: toda vez que aparece um raio de sol eles deitam e ficam tomando sol por alguns minutos. Nós não: nós fechamos a janela e acendemos a luz. Merecemos um facepalm, não é?
Aproveite e dê uma olhada nessa palestra / bate papo que eu dei recentemente no evento Red Team Village Mayhem 2021: Comunidade, Carreira e Pandemia.
Para saber mais:
- Am I Okay? Managing Work-Related Stress in the Tech World
- How are Tech Leaders Managing Job Stress?
- CISOs Struggle to Cope with Mounting Job Stress
- CISO stress and burnout cause high churn rate
- 4 ways to handle the cybersecurity skills shortage in 2021
- National Stress Awareness Day: The hidden cost of stress in the security industry, and how organizations can help
- Vale a pena ver essa pesquisa também: Pesquisa: a infodemia e os impactos na vida digital
- Desafios da Medicina do Trabalho após a inclusão da Síndrome de Burnout no CID-11
PS: Post atualizado em 28/03/22.