julho 28, 2014

[Cidadania] Você Fiscal

O professor Diego Aranha, da Unicamp, lançou um projeto bem interessante para ajudar a sociedade a validar os resultados das eleições deste ano, chamado Você Fiscal.

A idéia do projeto é criar um aplicativo para que os próprios eleitores possam ajudar a auditar os resultados das eleições, através de uma totalização independente dos resultados. Após o final das eleições, os mesários fixam um "boletim de urna" em cada seção eleitoral, com a contagem de votos das urnas daquela seção. Com o aplicativo, qualquer pessoa poderá escanear o resultado impresso em sua seção eleitoral e enviar para um servidor central, que irá comparar o resultado impresso na seção com o divulgado pelo TSE, e depois vai totalizar um resultado independente (por amostragem, pois não terá acesso a todas as urnas) e vai comparar com o resultado oficial da eleição divulgado pelo TSE.



Para sair do papel, o projeto está pedindo doações através do Catarse.


O Diego Aranha é um dos principais críticos das nossas urnas eletrônicas. No site do projeto Você Fiscal ele destaca alguns dos problemas das urnas eletrônicas:
  • Falta segurança: Apesar do que é divulgado, a urna eletrônica brasileira tem falhas gravíssimas de segurança, conforme já foi comprovado nas poucas auditorias externas que o TSE permitiu serem realizadas;
  • Falta transparência no processo eleitoral: Ninguém da sociedade civil tem acesso aos detalhes de como os votos são contados pelo software da urna;
  • Falta auditoria: Os últimos testes, mesmo limitados e curtos, quebraram com facilidade o sigilo do voto. Novos testes foram suspensos neste ano, então não temos como saber se as falhas encontradas foram corrigidas nem temos como verificar se há mais problemas nas urnas.
Este projeto foca única e exclusivamente na totalização dos votos que é a única parte de todo o processo eleitoral aonde é possível realizar algum tipo de auditoria totalmente independente do TSE, graças aos boletins de urna. Mas, que fique claro que isso não resolve a maioria dos problemas existentes nas urnas eletrônicas, mas pelo menos ajuda a população a validar o único pedacinho aonde é possível fazer algum esforço de auditoria independente.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela divulgação, Anchises!

Ver profissionais respeitados de segurança enxergando algum valor da idéia nos motiva bastante. :)

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.