Sobre mim

Anchises Moraes é um rockstar de Segurança, que usa sua mentalidade hacker para criar paradoxos de segurança pouco ortodoxos e para trazer uma compreensão única do cenário de ameaças em um mundo hiper-conectado.

Profissional work-aholic com cerca de 20 anos de experiência na área de Segurança da Informação em empresas de pequeno, médio e grande porte, trabalha atualmente no C6 Bank (#TheNextBigFin) como Cyber Evangelista, responsável pelas ações de promoção da  cultura e conscientização de segurança para colaboradores, funcionários e clientes. Também é responsável pelo programa de Bug Bounty do C6 Bank, entre outros projetos.

Recentemente trabalhou na RSA e na iDefense (Verisign) como Analista de Inteligência e Ameaças para a Amética Latina. Atualmente também é Presidente do capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance (CSA) e é Chanceler Supremo e um dos fundadores do Garoa Hacker Clube, o primeiro Hackerspace brasileiro. É também um dos apoiadores da comunidade WOMCY (LATAM Women in Cybersecurity) e um dos founders e organizadores do evento Security BSides São Paulo.

Formado em Ciência da Computação pelo IME-USP e pós-graduado em Marketing pela ESPM, Anchises é participante ativo da comunidade brasileira de segurança da informação. Também leciona em cursos de pós graduação, além de palestrar em diversos eventos locais e internacionais. Foi diretor do Capítulo Brasil da ISSA e atuou como presidente deste capítulo de 2008 a 2009.

Para conhecer a minha trajetória profissional, visite minha página no Linkedin.

Veja as minhas principais palestras no Slideshare.

About Me (English)

Anchises Moraes is an InfoSec rockstar who uses a hacker mindset to bring unorthodox paradoxes to a hyper connected world. Anchises works as Cyber Evangelist at C6 Bank and worked previously at RSA as Threat Intelligence Analyst, with nearly 20 years experience in the computer security industry. He is the President of Cloud Security Alliance Chapter Brazil, and one of the founders of Brazilian hackerspace Garoa Hacker Clube and Security BSides São Paulo conference.

Mini-bios alternativa (#entendedoresentenderão)

Anchises Moraes Brazilborn of the house Hacker, First of His Name, Born in Computer Science, Work-aholic of Security, Cyber Evangelist of the C6 Bank, founder of Security BSides São Paulo, Supreme Chancellor of Garoa Hacker Clube, He for She of WOMCY (LATAM Women in Cybersecurity), director of the Cloud Security Alliance (CSA) Brazil Chapter, Security Specialist and Protector of the Cyber Space realm.

Anchises Moraes paulistano da casa Hacker, primeiro de seu nome, nascido na ciência da computação, work-aholic da segurança, cyber evangelista do C6 Bank, founder da Security BSides São Paulo, Chanceler Supremo do Garoa Hacker Clube, He for She da WOMCY (LATAM Women in Cybersecurity), diretor do capítulo Brasil da Cloud Security Alliance (CSA), especialista em segurança e protetor do ciber espaço.

Mas porque "Anchises"?

Eu recebi esse nome pois minha mãe tinha um tio que se chamava Anchises e, em uma viagem ao Rio de Janeiro, ela e meu pai o conheceram e gostaram muito dele. Então, quando eu nasci, eles resolveram fazer essa homenagem. Infelizmente, eu não conheci esse meu tio-avô e não sei o porque ele recebeu seu nome, por isso a saga familiar do meu nome acaba por aqui.

Quem foi Anchises

O "Anchises histórico" foi um príncipe troiano, da época da guerra de Tróia. Primo do rei Príamo (vide árvore genealógica), o rei de Troia durante a guerra, o Anchises teve um filho com a deusa Afrodite, chamado Enéas (por sinal, dizem que ele sobreviveu ao incêndio, fugiu para o Brasil e se candidatou a presidente... rs...).

Pois bem, o tal do Anchises acabou ficando famoso porque, durante o incêndio de Tróia (quando os gregos inventaram o famoso Cavalo de Tróia - que até hoje anda invadindo muitos lugares mundo afora) ele foi salvo pelo filho, o Enéas, que o carregou nos ombros e o salvou. Enéas carregou seu pai, já velho, nos ombros e também giou seu filho pelas mãos, uma cena muito significativa, pois ele estava salvando ao mesmo tempo as gerações passadas e futuras do seu povo. Enéas guiou os sobreviventes do incêndio através do mundo antigo, aonde acabaram chegando na Sicilia e em seguida na Itália, aonde se juntaram com uma tribo que deu origem a Roma.

Esse é um pequeno resumo bem simplificado da história, que eu ouço desde criança. Para mais informações, leia as obras do Homero ;-)

Como entrei na área de Tecnologia e de Segurança?

Tudo começou no ensino médio: quando fui fazer o colegial, lá pelos 15 anos de idade, meus  pais me matricularam em um colegial Técnico de Processamento de Dados (PD), pois eles acreditavam que "esta é a profissão do futuro". Eu não sabia nada sobre computadores e meu contato com tecnologia até então era limitado a apenas ter jogado algumas poucas vezes em um TK 85 na casa de um amigo, com joguinhos carregados em fita K-7. No curso técnico tive meu primeiro contato de verdade com computadores e programação. Para me acostumar com o teclado dos computadores, no início eu treinava digitar comandos e programas em BASIC em uma máquina de escrever que ganhei de minha avó materna no meu aniversário de 15 anos. Meu primeiro computador, mais ou menos um ano depois, foi um Apple II Plus, com um drive de disquete 5 1/4 e conectado numa pequena TV.

Durante o curso de PD eu aprendi a programar Basic, Fortran, Cobol e gostava muito disso. No último ano eu ganhei uma bolsa para fazer cursinho no ETAPA, e isso me permitiu entrar na faculdade de Ciência da Computação. A faculdade me formou como profissional e como pessoa. Durante o curso eu participei do Centro Acadêmico, da Empresa Júnior, fui representante discente e ganhava um pouquinho de dinheiro dando monitoria (isto é, corrigindo exercícios e provas dos demais alunos) desde o meu 2o ano de curso e também participando de alguns projetos da Empresa Júnior, que ajudei a fundar e presidi por um ano.

No final da faculdade, fiz estágio (que acabou se tornando o meu primeiro emprego) e também usava metade do meu salário para pagar um curso de Inglês. Meu segundo emprego foi na Editora Abril, aonde tive a oportunidade de trabalhar em um dos primeiros provedores de Internet do Brasil, o BOL (Brasil On Line). Lá, além de administrar todos os servidores, acabei me interessando pelo assunto de segurança, de onde nunca mais saí.

Eu considero que tive uma formação profissional bem "tradicional":
colégio técnico -> faculdade -> estágio -> emprego

Curiosidades
  • Sempre gostei de participar de comunidades, elas foram e ainda são a minha principal forma de aprendizagem;
  • Sempre gostei de participar de eventos, para assistir palestras para aprender com as experiências das outras pessoas e fazer networking. Me considero um "ratinho de eventos". Por isso mesmo tenho muito orgulho de ser um dos responsáveis pela conferência Security BSides São Paulo;
  • Apesar de gostar de palestrar em eventos, eu sou uma pessoa tímida e introvertida. Gosto de caprichar nas minhas apresentações, mas não me considero um excelente palestrante;
  • Para mim, este Blog é um hobby e uma forma de documentar e compartilhar o conhecimento que vou acumulando no dia-a-dia;
  • Eu não acredito em astrologia nem horóscopo, mas admito que tenho muitas das características (boas e más) normalmente associadas ao signo de Aries;
  • Quando fiz cursinho, aos 17 anos, não sabia que profissão gostaria de seguir. Fiquei em dúvida entre biologia, química ou computação, e como estava fazendo técnico em PD, decidi que iria me matricular no vestibular de computação se, até no dia de matrícula, não tomasse uma decisão sobre que carreira seguir;
  • Tenho muito orgulho da minha família, a materna e a paterna. Tenho ótimos exemplos de amor, carinho, trabalho e superação de ambos os lados, que me inspiram diariamente. A começar pelas minhas avós, que foram muito batalhadoras!



4 comentários:

Hacker Do MS-DOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Roberto disse...

Desculpe post acima eu nem lembrava do bloggler aliás com esse nome feio que tinha feito a anos atras e aquele e-mail não exite mais.
Repostei aqui.
Anchise foi um imenso prazer conhecer voce na CoolBsides deste fds que passou.
Gostaria de tirar umas duvidas em relação a segurança da Informação.
Quero muito entrar nessa área mas me sinto perdido, pode onde devo começar?
Trabalho com NOC tem algo especifico de segurança nessa área?
Desculpe postar as duvidas aqui mas eu não achei email de contato.
Abs

Anchises disse...

Luiz Roberto, obrigado pelo seu comentário. Eu acabei de escrever um post sobre isso, eu espero que ajude :)

Minha Tela disse...

O conhecia de alguns vídeos de palestras e do road sec, mas não sabia que era seu blog. Parabéns pelas suas visões e posts bastantes relevantes e constantes no blog.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.