abril 27, 2021

[Segurança] Campanha de Segurança contra Golpes Envolvendo o Pix

Durante esta semana, o Banco Central, a Febraban e diversos bancos brasileiros estão realizando uma campanha de segurança para orientar a população contra os principais golpes financeiros envolvendo o Pix.

O tema da campanha, "O Pix é novo, mas os golpes são antigos", reflete a intenção de mostrar que os ciber criminosos tem aproveitado para usar o Pix em diversos golpes já existentes. O Banco Central está publicando posts em suas redes sociais diariamente (como, por exemplo, no twitter), usando uma linguagem visual baseada na temática de "cinema antigo" e as hashtags #essefilmevocêjáviu #evitegolpes e #campanhacontragolpes.

Segundo o Banco Central, os principais golpes e fraudes relacionados ao uso do PIX, que são golpes antigos que agora se aproveitam da agilidade fornecida por esse meio de pagamento, são os seguintes:
  • Invasão de conta: A vítima, enganada pelo criminoso, facilita o acesso a sua conta bancária, sem intenção. Pode acontecer ao responder mensagens de phishing recebidas por e-mail, SMS ou WhatsApp, ou acessando uma página falsa em nome do seu banco. Assim o fraudador rouba os dados de acesso, consegue entrar na conta bancária da vítima e imediatamente desvia dinheiro dessa conta por meio do Pix, transferindo dinheiro para contas de laranja;
  • Central de atendimento falsa: A vítima recebe uma ligação e acaba interagindo com uma central de atendimento falsa para tratar algum assunto normalmente relacionado a segurança, cadastramento ou problema relacionado ao Pix. Durante a conversa, acaba cedendo as suas credenciais ou até permitindo o acesso remoto ao seu celular, tablet ou computador;
  • Clonagem de WhatsApp: O fraudador consegue acessar o WhatsApp da vítima e, assim, envia mensagens para os contatos da agenda (amigos e parentes), solicitando que emprestem dinheiro, que é transferido por meio do Pix;
  • Vendas falsas: O golpista anuncia a venda de algum produto em rede social, sites de anúncio ou em uma plataforma e-commerce, normalmente com um preço muito baixo, para atrair suas vítimas. O fraudador negocia com a vítima, que faz o pagamento por meio do Pix mas acaba não recebendo o produto. Um golpe parecido é o caso de promessa de empréstimo mediante o pagamento prévio de uma taxa ou parcela. 
É muito importante ficar atento contra os golpes mais comuns que acontecem hoje em dia, sempre desconfiando de ligações recebidas em nome do seu banco e tomando cuidado com ofertas que prometem valores muito abaixo do mercado ou grande retorno financeiro. Ao realizar uma transferência pelo Pix, sempre tome o cuidado de conferir os dados do destinatário antes de confirmar a transação.

A campanha encerrará nesta sexta-feira, 30/04, com um evento online do Banco Central as 14h30, que será transmitido no canal do Banco Central no YouTube. O painel contará com a participação de especialistas do setor.

Para saber mais (posts aqui no blog):

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.