abril 30, 2021

[Segurança] Principais golpes relacionados ao Pix

Aproveitando a campanha de segurança do PIX promovida pelo Banco Central, vale a pena relembrar rapidamente quais são os principais golpes relacionados ao Pix que acontecem atualmente, na minha opinião:
  • Sites falsos em nome do Pix: Os fraudadores enviam links falsos em nome do PIX ou de bancos conhecidos por e-mail, SMS ou redes sociais, para a vítima realizar seu cadastro ou uma transação do PIX. Uma vez no site falso, o criminoso consegue roubar os dados de acesso a conta da vítima.
  • Central de atendimento falsa: O fraudador se passa por um atendente do banco e entra em contato via telefone ou redes sociais para resolver assuntos de cadastro do PIX. Durante o atendimento, a vítima acaba fornecendo informações de login e senha do banco, ou até mesmo o acesso remoto ao seu celular, tablet ou computador.
  • Golpe do Pix em dobro: Os golpistas divulgam esquemas que prometem devolver o valor em dobro para a sua conta se você realizar um PIX para uma determinada “chave do Pix com problema”. O bug não existe e o dinheiro, na verdade, vai direto para a conta do fraudador (veja mais aqui).

Alguns cuidados básicos são suficientes para evitar esses golpes:
  • Proteja seu acesso as contas bancárias. Crie senhas complexas (que não sejam óbvias), não use senhas repetidas e jamais informe sua senha para terceiros;
  • Cuidado com links recebidos por e-mail, SMS ou whatsapp. Verifique a autenticidade dos endereços com cuidado, antes de clicar nos links;
  • Cadastre e faça transações do PIX somente pelo site ou app do seu banco;
  • Não confie em promessas de dinheiro fácil.
PS (adicionado em 30/09): Também existem malwares para celular direcionados a aplicar golpes com o Pix, como nesses 2 casos descobertos pela CheckPoint: Hackers Targeting Brazil's PIX Payment System to Drain Users' Bank Accounts.

PS (adicionado em 10/05/2023): Veja também esse artigo da Febraban: Tentativas de fraudes e golpes mais comuns com o Pix: conheça quais são e saiba como evitá-los (07/03/2023).


#essefilmevocêjáviu
#evitegolpes
#campanhacontragolpes

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.