- Sites falsos em nome do Pix: Os fraudadores enviam links falsos em nome do PIX ou de bancos conhecidos por e-mail, SMS ou redes sociais, para a vítima realizar seu cadastro ou uma transação do PIX. Uma vez no site falso, o criminoso consegue roubar os dados de acesso a conta da vítima.
- Central de atendimento falsa: O fraudador se passa por um atendente do banco e entra em contato via telefone ou redes sociais para resolver assuntos de cadastro do PIX. Durante o atendimento, a vítima acaba fornecendo informações de login e senha do banco, ou até mesmo o acesso remoto ao seu celular, tablet ou computador.
- Golpe do Pix em dobro: Os golpistas divulgam esquemas que prometem devolver o valor em dobro para a sua conta se você realizar um PIX para uma determinada “chave do Pix com problema”. O bug não existe e o dinheiro, na verdade, vai direto para a conta do fraudador (veja mais aqui).
- Proteja seu acesso as contas bancárias. Crie senhas complexas (que não sejam óbvias), não use senhas repetidas e jamais informe sua senha para terceiros;
- Cuidado com links recebidos por e-mail, SMS ou whatsapp. Verifique a autenticidade dos endereços com cuidado, antes de clicar nos links;
- Cadastre e faça transações do PIX somente pelo site ou app do seu banco;
- Não confie em promessas de dinheiro fácil.
PS (adicionado em 30/09): Também existem malwares para celular direcionados a aplicar golpes com o Pix, como nesses 2 casos descobertos pela CheckPoint: Hackers Targeting Brazil's PIX Payment System to Drain Users' Bank Accounts.
PS (adicionado em 10/05/2023): Veja também esse artigo da Febraban: Tentativas de fraudes e golpes mais comuns com o Pix: conheça quais são e saiba como evitá-los (07/03/2023).
#essefilmevocêjáviu
#evitegolpes
#campanhacontragolpes
Nenhum comentário:
Postar um comentário