maio 03, 2021

[Cyber Cultura] Os Hackerspaces na Pandemia

Antes de mais nada, não custa reforçar a mensagem: a pandemia do novo Coronavírus é uma tragédia mundial, que em mais de um ano tem causado diversos impactos nefastos na vida de todo mundo. Não tem sido fácil, e todos tem sofrido com as consequências da pandemia - de diversas formas.

Para os hackerspaces também não tem sido um momento fácil. Afinal, os hackerspaces surgiram com a proposta de oferecer um espaço físico para as pessoas se encontrarem e trocarem conhecimento. Em tempos de Covid-19, com a prioridade sendo a proteção da saúde e da vida, nossos espaços foram fechados.

  

Um hackerspace fechado significa menos atividades, e por tabela, menor interação com a comunidade - mesmo mantendo encontros online. Como os hackerspaces são mantidos por doações da comunidade e dos frequentadores do espaço, o isolamento social causou uma queda abrupta na arrecadação. Além de mensalidades, a comunidade costumava contribuir com doações esporádicas, com uma pequena receita na compra de comes e bebes enquanto frequentavam o espaço, e na compra de recordações, como camisetas e adesivos. Quando você depende de doações, cada centavo conta.

Espaços vazios continuam tendo contas para pagar - principalmente o aluguel do espaço, a maior despesa que os hackerspaces costumam ter. E manter o controle das contas sempre foi um desafio para todos os hackerspaces, mesmo antes da pandemia.

Nesse cenário de atual, aonde ainda não conseguimos ter perspectivas de melhora, diversos hackerspaces optaram por devolver sua sede, perdendo seu espaço. A expectativa é voltarem a alugar um espaço e retomar suas atividades quando a pandemia acabar (ou melhor, quando estiver sob controle e voltarmos a ter uma vida próxima ao normal que conhecíamos). Outros hackerspaces, como o Garoa em São Paulo e o LHC em Campinas, continuam lutando para manter sua sede, graças a contribuições da comunidade e, as vezes, com ajuda de uma pequena reserva financeira.

  

É claro que existem prioridades pessoais e até mesmo sociais muito relevantes atualmente, quando vivemos um cenário de crise econômica, perda de empregos e fechamento generalizado dos pequenos comércios. Mais do que nunca, a sociedade precisa se unir numa corrente de apoio e, sempre que possível, ajudar os menos afortunados.

Mas, se sobrar um pequeno dinheirinho, não custa pedir: ajude o hackerspace da sua cidade. <3

A propósito, se você puder colaborar com o Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace brasileiro localizado em São Paulo, veja aqui como contribuir. Ou siga o QR Code abaixo:



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.