maio 24, 2021

[Segurança] Um balanço da RSA Conference 2021

Na última semana, de 17 a 20 de Maio, o mercado de segurança parou para assistir online a 30a edição da RSA Conference, uma das maiores e mais tradicionais conferências sobre segurança da informação do mundo. O evento, que aconteceu online mas presencialmente já atraía pelo menos 60 mil pessoas a São Francisco, disputa lado a lado com a Black Hat e a Defcon como os mais importantes eventos da área. A principal diferença é que, de fato, a RSAC é muito maior que a Black Hat e Defcon, e tem um foco muito grande no mercado. A maioria das empresas de segurança esperam até a RSA Conference para anunciar seus novos produtos e estratégias.

A temática do evento foi perfeita para os tempos caóticos que estamos enfrentando atualmente: Resilience (resiliência). Vale a pena lembrar que no ano passado a RSAC aconteceu logo no início da pandemia no Brasil e nos EUA, e embora os organizadores tivessem insistido em manter o evento online (mesmo com algumas empresas grandes terem anunciado que não participariam para proteger seus funcionários do Covid), após o evento houve relatos de participantes que voltaram para suas casas contaminados pelo coronavírus.

Veja 2 vídeos bem legais que eles compartilharam pelo Twitter:
Veja também esse vídeo, de pouco mais de 12 minutos, com um resumão da RSAC 2021:


Alguns dias antes do evento a empresa Blumira fez uma lista com as 10 palestras mais recomendadas da RSA Conference. Mas, provavelmente, a palestra mais aguardada do evento foi o keynote com o CEO da SolarWinds, Sudhakar Ramakrishna, que discutiu o ataque que impactou diversas empresas e chamou muito a atenção do mercado para a buzzword "supply chain attack".


Além disso, a própria RSA Conference divulgou quais foram as 3 palestras mais populares, então vale a pena dar uma olhada nelas:


Entre as três palestras mais populares, está a que eu apresentei junto com o Nelson Novaes e criada junto com a Natasha Malara e o professor Stuart Madnick, do CAMS MIT. Veja os slides aqui. \o/ A apresentação está disponível online.




Devido a sua importância no mercado, a RSAC tem algo muito legal, o "Innovation Sandbox Context", uma premiação entre as startups de segurança mais inovadoras. Veja o vídeo com o speech da Apiiro Security, que foi escolhida como a startup mais inovadora.

Praticamente todos os sites de notícias de segurança cobriram o evento. Veja, por exemplo, a cobertura da TechTarget. Aqui no Brasil, o portal de notícias The Hack fez uma cobertura sensacional de todos os dias do evento, com resumos sobre tudo o que aconteceu de mais interessante em cada um dos dias e também algumas matérias sobre palestras específicas. Dá uma conferida lá:

A RSA Conference 2022 acontecerá de 7 a 10 de fevereiro, em São Francisco. Vamos torcer por um evento presencial, seguro para todos nós, e prepare suas malas!

Veja também:

PS: Post atualizado em 14/06.

PS/2: Post atualizado em 21/07 para incluir o vídeo da apresentação na RSA Conference sobre o estudo de caso do vazamento de dados no Capital One. O vídeo pode ser visto no website da RSA Conference. Atualizado novamente em 22/07.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.