A temática do evento foi perfeita para os tempos caóticos que estamos enfrentando atualmente: Resilience (resiliência). Vale a pena lembrar que no ano passado a RSAC aconteceu logo no início da pandemia no Brasil e nos EUA, e embora os organizadores tivessem insistido em manter o evento online (mesmo com algumas empresas grandes terem anunciado que não participariam para proteger seus funcionários do Covid), após o evento houve relatos de participantes que voltaram para suas casas contaminados pelo coronavírus.
Veja 2 vídeos bem legais que eles compartilharam pelo Twitter:
Veja 2 vídeos bem legais que eles compartilharam pelo Twitter:
Veja também esse vídeo, de pouco mais de 12 minutos, com um resumão da RSAC 2021:
Alguns dias antes do evento a empresa Blumira fez uma lista com as 10 palestras mais recomendadas da RSA Conference. Mas, provavelmente, a palestra mais aguardada do evento foi o keynote com o CEO da SolarWinds, Sudhakar Ramakrishna, que discutiu o ataque que impactou diversas empresas e chamou muito a atenção do mercado para a buzzword "supply chain attack".
Além disso, a própria RSA Conference divulgou quais foram as 3 palestras mais populares, então vale a pena dar uma olhada nelas:
Entre as três palestras mais populares, está a que eu apresentei junto com o Nelson Novaes e criada junto com a Natasha Malara e o professor Stuart Madnick, do CAMS MIT. Veja os slides aqui. \o/ A apresentação está disponível online.
Devido a sua importância no mercado, a RSAC tem algo muito legal, o "Innovation Sandbox Context", uma premiação entre as startups de segurança mais inovadoras. Veja o vídeo com o speech da Apiiro Security, que foi escolhida como a startup mais inovadora.
Praticamente todos os sites de notícias de segurança cobriram o evento. Veja, por exemplo, a cobertura da TechTarget. Aqui no Brasil, o portal de notícias The Hack fez uma cobertura sensacional de todos os dias do evento, com resumos sobre tudo o que aconteceu de mais interessante em cada um dos dias e também algumas matérias sobre palestras específicas. Dá uma conferida lá:
- RSAC21 | O que nós vimos de legal hoje (17)
- RSAC21 | O que vimos de legal hoje (18)
- RSAC21 | O que vimos de legal hoje (19)
- RSAC21 | O que vimos de mais legal no último dia do evento (20)
- Pesquisadores demonstraram como "placas fantasmas" (ou simples projeções de luz) podem interferir nos sensores de carros autônomos e forçá-los a adotar comportamentos errôneos;
- Uma palestra discutiu sobre a real eficácia de sistemas de inteligência artificial em soluções de segurança e que, às vezes, empresas afirmam contar com IA, mas de fato não entregam isso;
- Um pesquisador começou a investigar os painéis solares de seu vizinho por pura curiosidade e acabou encontrando brechas graves de segurança, tanto no hardware quanto no software;
- Também destacaram a palestra do Josiah Dykstra, da NSA, discutindo como proteger usuários ingênuos na web, incluindo questões básicas como senhas e atualizações de segurança automáticas
- Eles escreveram um resumo da palestra que eu fiz junto com o Nelson Novaes sobre o incidente de vazamento de dados da Capital One e, principalmente, nossa análise se haviam controles de segurança capazes de evitá-lo.
A RSA Conference 2022 acontecerá de 7 a 10 de fevereiro, em São Francisco. Vamos torcer por um evento presencial, seguro para todos nós, e prepare suas malas!
Veja também:
PS: Post atualizado em 14/06.
PS/2: Post atualizado em 21/07 para incluir o vídeo da apresentação na RSA Conference sobre o estudo de caso do vazamento de dados no Capital One. O vídeo pode ser visto no website da RSA Conference. Atualizado novamente em 22/07.
Nenhum comentário:
Postar um comentário