maio 06, 2021

[Segurança] Dia Mundial da Senha

Hoje, 06 de Maio, é comemorado o Dia Mundial da Senha ("World Password Day"), uma data que é celebrada todo ano na primeira quinta-feira de Maio.

Ou será que deveríamros chamar essa data de "dia mundial do post-it"? Kkkkkkkkk....

Essa data foi criada para ajudar a lembrar as pessoas sobre a importância de tomar os devidos cuidados com a segurança de nossas senhas, afinal elas são nossa principal medida de proteção e também um dos principais alvos dos golpes e ataques cibernéticos que acontecem no mundo.


Segundo o pessoal da NordPass, que possui uma solução para armazenamento de senhas, cada pessoa tem em média 100 senhas em vários sites e serviços. Pode parecer muito, mas se você começar a contar todas as suas senhas do dia-a-dia, do seu Gmail até as diversas senhas de cada um dos seus cartões bancários, rapidamente você vai entrar no desespero. Na última vez que eu tentei fazer isso, deu um branco e eu comecei a esquecer as senhas!

Além disso, ainda segundo a NordPass, as pessoas ainda têm o costume de utilizar senhas fáceis de serem adivinhadas, como por exemplo“123456789”, as palavras "password" e “senha”. Fazendo um levantamento com mais de 275 milhões de senhas vazadas, eles identificaram as 10 senhas mais utilizadas em 2020:
  1. 123456
  2. 123456789
  3. picture1
  4. password
  5. 12345678
  6. 111111
  7. 123123
  8. 12345
  9. 1234567890
  10. senha
Não custa nada lembrar algumas dicas básicas para protegermos nossas senhas:
  • Não use senhas óbvias! Evite sequências de letras e/ou números, datas e nomes de pessoas ou animais. Evite palavras comuns no vocabulário, aquelas facilmente encontradas em dicionário. Evite também combinações facilmente digitáveis em teclados (como “QWERTY” e "1Q2W3E4R");
  • Jamais escolha uma senha baseada em dados pessoais, como seu número de telefone, data de nascimento ou nome;
  • Ao criar suas senhas, misture letras maiúsculas com minúsculas, números e caracteres especiais (como o ponto, vírgula, traço, etc);
  • Não use a mesma senha em sites diferentes. Assim, se uma senha vazar, os criminosos vão testar elas em vários outros sites, e assim vão conseguir invadir várias contas suas!
  • Não anote as suas senhas. Por mais que você acha que seu caderninho esteja bem escondido, mais cedo ou mais tarde alguém vai achar!
  • Sempre que possível, use o segundo fator de autenticação oferecido pelo site (normalmente por SMS, e-mail ou aplicativo no celular).
#WorldPasswordDay

Adicionado em 06/05: Olha que legal, curto e objetivo, esse vídeo que o pessoal do SANS Institute publicou para celebrar o World Password Day:


PS (adicionado em 06/05): Como disse um amigo fã de futebol, "Até senha tem mundial!". #entendedoresentenderão

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.