maio 12, 2021

[Segurança] Triste perspectiva dos vazamentos de dados

Você acha que já tivemos muitos vazamentos de dados até hoje?

Já não basta termos alcançado mais de 22,3 bilhões de dados vazados apenas no ano de 2019!?

Você ficou assustado com a notícia recente de que uma coletânea com 3,28 bilhões de senhas estava disponível em um fórum online?


Pois isso tudo é só a ponta do iceberg!

E o cenário atual é assustador: segundo um levantamento realizado por pesquisadores da CyberNews, foram encontrados mais de 29.000 bancos de dados online em todo o mundo, que estão desprotegidos e acessíveis ao público, representando cerca de 19 Petabytes de dados expostos.

O levantamento foi realizado buscando por bases de dados online nas três plataformas mais usadas: Hadoop, MongoDB e Elasticsearch. Em comum, a maioria dessas bases eram de empresas Chinesas e Americanas.


Esse descuido das empresas com suas bases de dados armazenadas online e em ambientes de Cloud Computing tem sido uma grande oportunidade para ciber criminosos roubarem dados pessoais. Enquanto as empresas não se conscientizarem sobre esse problema, todos estamos sujeitos ao risco de vazamento de nossas informações pessoais.

(Adicionado em 17/05): Achando que já estava ruim? Segundo um levantamento da empresa Censys, foram identificados dois milhões de banco de dados expostos nos provedores de nuvem mais comuns, além de 1,9 milhão de servidores com conexões RDP expostos, protocolo apontado como responsável por 70 a 80% das violações de rede.

(Adicionado em 21/05): As notícias ruins não param de chegar! OMG!  Pesquisadores da Checkpoint analisaram 23 aplicativos Android e concluíram que os serviços em nuvem desses apps deixaram expostos dados de mais de 100 milhões de usuários !!!

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.