janeiro 04, 2016

[Carreira] Contribuição Assistencial ao Sindpd 2016

Que recomeçe a via-crucis ao Sindpd !!!

De 06 a 15 de Janeiro deste ano, os profissionais associados ao Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) devem ir lá para se opor formalmente a Contribuição Assistencial imposta pelo sindicato.



Há alguns anos atrás o Sindpd/SP criou e começou a cobrar essa aberração chamada de "Contribuição Assistencial", um desconto mensal direto na nossa folha de pagamento, que corresponde a 1% do salário, com teto máximo de R$ 30,00 por mês. Isto é diferente da contribuição sindical obrigatória por lei, aplicável aos trabalhadores CLT, que deve ser paga obrigatoriamente uma vez por ano e que corresponde a 1 dia de trabalho, e que é descontada sempre no mês de Abril do ano corrente.

Para evitar este desconto mensal, os profissionais que são afiliados ao Sindpd devem apresentar, presencialmente, uma carta formal de oposição, que deve ser entregue em 2 vias no Sindpd. A carta pode ser impressa e deve ser entregue assinada mas deve ser assinada no momento da entrega, na presença do funcionário do Sindpd (Atualização em 06/01: quando fui entregar a minha carta, pediram para eu assinar antes de entrar no local. No momento da entrega precisei assinar em um carimbo de protocolo, carimbado nas 2 vias da carta). Não se esqueça de levar um documento com foto. Uma via fica com eles e a outra via, carimbada pelo Sindpd, deve ser entregue ao RH da sua empresa.

Minhas recomendações:
  • Vá o mais cedo possível no Sindpd, logo nos primeiros dias. As filas para quem deixa a entrega para o final do prazo costumam ser enormes (eu já perdi alguns horas nessa fila, nos primeiros anos);
  • Quem está viajando pode enviar a carta registrada pelos correios; quem está afastado (por exemplo, férias ou auxílio doença) tem um prazo de 10 dias contados a partir do retorno ao trabalho;
  • Leve pelo menos 2 cópias extras impressas da carta de oposição - vai que dá algum problema na hora H e você não vai querer perder a viagem...
  • Leve pelo menos 2 folhas de papel em branco - vai que dá algum problema na hora H e você realmente não quer perder a viagem, né?
  • Eu recomendo escanear a carta protocolada e guardar essa cópia com você, antes de entregar o original no RH. Isso é importante se você mudar de emprego durante o ano: você pode mostrar essa cópia para o RH da nova empresa e, assim, evitar ser cobrado no novo emprego.

Eu disponibilizei no Slideshare um modelo em Word (editável) da Carta de Oposição ao Sindpd para 2016. É exatamente este texto que eu entregarei este ano no Sindpd.


Não se esqueça:
  • Prazo para entrega: 06/01/16 a 15/01/16, de segunda a sábado, das 9h as 17h
  • Local: R. Comendador Roberto Ugolini, 152 (Clube Atlético Juventus), Moóca, 03125-010, São Paulo, SP

Para saber mais:
OBS: Post atualizado em 06/01/16.

4 comentários:

Ricardo Santos disse...

Esses ladrões desgraçados!!!!!! Não sustentem bandidos e vagabundos!!!!! Oponham-se a essa máfia de pelegos!!!!! Tenho certeza que seus integrantes enterrarão os próprios filhos e o inferno os aguarda!!!!!

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

O que o Clube Juventus tem a ver com as calças???

O local de entrega é exatamente no clube???

Não entendi. Isso é assim? Descaradamente uma máfia?

E ninguem faz nada?

mais um funcionário explorado pelo SINDPD disse...

É uma roubalheira sem fim.....país onde os corruptos prevalecem, e a sujeira prevalece, porém ainda acredito que isso vá acabar e enquanto eu puder evitar que me tirem o que é meu....farei com orgulho, que seja um mísero centavo, é meu! E só darei o que eu quero e quando eu quiser!

Assinem a petição! http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=SINDPD

Rubens disse...

Eu entrei na empresa em fevereiro, mas ainda posso pedir este cancelamento??
A empresa não me perguntou se eu queria esse desconto.

Vou pedir do mesmo jeito.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.