abril 01, 2021

[Segurança] Dicas do WhatsApp sobre como se proteger... do golpe do WhatsApp

Recentemente o Whatsapp começou uma campanha em redes sociais e sites compartilhando dicas sobre como se proteger do golpe do WhatsApp, que é uma verdadeira ciber pandemia aqui no Brasil.

Essa 1a frase merece um meme...


A campanha do Whatsapp, que você pode ver nessa matéria publicitária no portal G1, é baseada em infográficos com dicas bem objetivas sobre como prevenir e como agir caso você tenha seu WhatsApp clonado:
  • Deixe a sua foto do perfil privada, para que somente seus contatos a vejam. Isso porque um golpe muito comum consiste em colocar a foto da vítima num perfil qualquer e, com acesso aos seus contatos, se identificar como a vítima e dizer que trocou o número de telefone. Em seguida, pedir dinheiro emprestado. Esse golpe é tão simples que é difícil acreditar que alguém cai - mas muita gente, infelizmente, tem caído nesse golpe;
  • Ative o segundo fator de autenticação;
  • Nunca compartilhe o código de autenticação do WhatsApp que você recebe por SMS;
  • Caso você tenha seu WhatsApp clorado, avise seus amigos e familiares imediatamente, tente reativar a sua conta e procure ajuda do WhatsApp.
Eu tenho uma dica extra, que considero muito importante:
  • Se alguém parente ou amigo te pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp, antes de transferir o dinheiro faça uma ligação de voz ou vídeo para ter certeza de que está falando com a pessoa correta.
Veja o infográfico criado pelo pessoal do WhatsApp:


Aproveite e veja também a matéria do G1: Golpes no WhatsApp: veja, em infográfico, dicas sobre como se proteger.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.