abril 25, 2021

[Segurança] O legado de Dan Kaminsky

A comunidade de segurança ficou abalada nesse sábado, 24 de abril, quando surgiram as notícias do falecimento de Dan Kaminsky - um dos pesquisadores mais relevantes na comunidade internacional. Diversos profissionais manifestaram seu pesar nas redes sociais e comentaram sobre a importância de Dan Kaminsky, ressaltando sua personalidade criativa e receptiva.


Tamanho impacto na comunidade me fez lembrar quando foi noticiada a morte de Barnaby Jack, em 2013, na época também um dos pesquisadores mais relevantes no mercado. A notícia de sua morte surgiu alguns dias antes da Black Hat e da Defcon daquele ano, quando ele iria realizar uma palestra muito esperada sobre vulnerabilidades em implantes médicos.

Voltando a falar da triste notícia da partida do Dan Kaminsky, eu queria destacar dois tweets. O primeiro, do Jeff Moss, fundador e organizador da Defcon e BlackHat, aonde ele sugeriu a criação de um prêmio em sua homenagem, o "Kaminsky Awards". Em outro tweet, a Defcon fez uma coletânea das palestras de Dan no evento, que virou um playlist e que eu faço questão de transcrever aqui no blog, da mais antiga para a mais recente:
As suas palestras, em geral, são discussões sobre a segurança dos principais protocolos de rede da Internet - desde o próprio TCP/IP, passando pelo DNS e DNSSEC (um tema que contribuiu muito para sua fama em 2008 - veja os slides dele na BlackHat), PKI e passando por vários outros protocolos de rede, inclusive discutindo sobre Bitcoin em 2011.

 Na lista de vídeos acima é divertido ver a evolução da Defcon no decorrer doa anos, passando pelo Alexis Park, indo para o Riviera e depois para os hotéis mais modernos e, no último vídeo, a primeira edição da Defcon China.

Para saber mais:
PS: Pequena atualização em 25/04 para incluir o link para  notícia sobre a causa da morte.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.