Tamanho impacto na comunidade me fez lembrar quando foi noticiada a morte de Barnaby Jack, em 2013, na época também um dos pesquisadores mais relevantes no mercado. A notícia de sua morte surgiu alguns dias antes da Black Hat e da Defcon daquele ano, quando ele iria realizar uma palestra muito esperada sobre vulnerabilidades em implantes médicos.
Voltando a falar da triste notícia da partida do Dan Kaminsky, eu queria destacar dois tweets. O primeiro, do Jeff Moss, fundador e organizador da Defcon e BlackHat, aonde ele sugeriu a criação de um prêmio em sua homenagem, o "Kaminsky Awards". Em outro tweet, a Defcon fez uma coletânea das palestras de Dan no evento, que virou um playlist e que eu faço questão de transcrever aqui no blog, da mais antiga para a mais recente:
- DC9 - Gateway Cryptography
- DC10 - Black Ops of TCP/IP: Work NAT, Work. Good NAT. Woof
- DC11 - Stack Black Ops: New Concepts for Network Manipulation
- DC12 - Black Ops of TCP/IP 2004
- DC13 - Black Ops of TCP 2005
- DC14 - Black Ops 2006
- DC15 - Black Ops 2007
- DC16 - Black Ops 2008
- DC17 - Something about Network Security (Black Ops of PKI)
- DC17 - Hello My Name is hostname
- DC18 - Black Ops Of Fundamental Defense: Web Edition
- DC19 - Black Ops of TCP/IP 2011
- DC22 - Secure Random by Default
- DC23 - I Want These * Bugs off My * Internet
- Defcon China - Bugs Aren't Random Unifying Building & Breaking in Modern Age
As suas palestras, em geral, são discussões sobre a segurança dos principais protocolos de rede da Internet - desde o próprio TCP/IP, passando pelo DNS e DNSSEC (um tema que contribuiu muito para sua fama em 2008 - veja os slides dele na BlackHat), PKI e passando por vários outros protocolos de rede, inclusive discutindo sobre Bitcoin em 2011.
Na lista de vídeos acima é divertido ver a evolução da Defcon no decorrer doa anos, passando pelo Alexis Park, indo para o Riviera e depois para os hotéis mais modernos e, no último vídeo, a primeira edição da Defcon China.
Para saber mais:
PS: Pequena atualização em 25/04 para incluir o link para notícia sobre a causa da morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário