abril 13, 2021

[Segurança] Programa nuclear do Irã sofre um novo ciber ataque!

Há 11 anos atrás uma usina de refinamento de urânio virou notícia: em Novembro de 2010 a usina de Natanz, no Irã, teve uma grande parte de suas centrífugas utilizadas para enriquecer urânio destruídas por um ataque do vírus Stuxnet - ao alterar a velocidade de rotação das centrífugas de forma aleatória, o Stuxnet conseguiu destruir aproximadamente 1.000 das 4.700 centrífugas existentes.

Desde então, o Stuxnet virou sinônimo de guerra cibernética. O ataque foi o resultado de um longo plano criado em conjunto pelas forças de espionagem de Israel e dos Estados Unidos, numa operação que recebeu o nome de "Olimpic Games".

Ontem, 12 de Abril, diversos portais de notícia divulgaram que a usina de Natanz sofreu um novo ciber ataque na manhã de domingo, 11/04, que atingiu seu sistema de energia e causou um grande dano - possivelmente uma grande explosão no sistema de energia do complexo, que alimenta as centrífugas de enriquecimento de urânio. Especula-se que a recuperação do complexo pode durar 9 meses..

Embora não haja confirmação oficial, a suspeita é que o ciber ataque foi realizado pela força de ciber inteligência de Israel. Além disso, acredita-se que Israel está por trás do assassinato de diversos cientistas nucleares iranianos nos últimos anos.

O ataque aconteceu um dia após o governo do Irã celebrar o "dia da energia nuclear" e quando estavam prestes a inaugurar um novo modelo de centrífuga, capaz de enriquecer o urânio mais rapidamente.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.