janeiro 25, 2021

[Segurança] Cuidado com o golpe que promete Pix em dobro

Um novo tipo de golpe se popularizou rapidamente entre diversos fraudadores brasileiros: a promessa de que um bug no PIX faria com que a pessoa recebesse em sua conta o dobro do valor transferido para uma conta via PIX.

Tudo começou no final de semana do dia 16/01, quando surgiram comentários em fóruns criminosos de que um bug no aplicativo bancário do SuperDigital, do Santander, faria com que qualquer tentativa de transferência via PIX para contas com a chave PIX bloqueada não seria realizada, e por isso o cliente receberia o estorno da transação duas vezes. Tudo indica que o bug era real, pois o app do SuperDigital ficou indisponível, em manutenção, por alguns dias.


Essa reportagem do Tecmundo resume a treta que aconteceu com o Santander. Segundo relatos, os ciber criminosos conseguiram fraudar muito dinheiro graças a esse bug.

Depois que surgiu a notícia desse bug específico no app bancário SuperDigital, isso deu origem a uma sequência de boatos que começou a ganhar maiores proporções. Surgiram golpistas espertinhos que começaram a divulgar vídeos fakes (editados) e mensagens em redes sociais dizendo que se você mandasse dinheiro para uma determinada chave PIX (a chave deles, claro), você receberia de volta esse valor em dobro. E muita gente acabou caindo nesse golpe, mandando dinheiro diretamente para a chave PIX do fraudador.

Esses vídeos prometendo dobrar o saldo de quem fizer transferências via PIX, em geral, não são verdade! São apenas um novo golpe que surgiu recentemente. Lembre-se: Sempre desconfie de mensagens prometendo ganho de dinheiro fácil.

Rapidamente, o pessoal do Nubank correu e publicou um post no blog deles alertando para esse golpe. O post destaca que os fraudadores editam os vídeos para enganar suas vítimas:
"Os vídeos que costumam acompanhar esse tipo de mensagem são editados ou contém truques. Para mostrar a transferência “em dobro” funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar."
Vale reforçar que, claro, qualquer software ou transação é sujeito a bugs. Como o PIX foi implementado pelos bancos brasileiros a toque de caixa, seguindo prazos determinados pelo Banco Central, pode realmente acontecer que ainda existam bugs em alguns bancos. Por exemplo, essa reportagem mostra que o Itaú teve uma falha grave na sua implementação do Pix, no passado, que fez com que ele transferisse por engano quase R$ 1 milhão para contas em outros bancos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.