janeiro 27, 2021

[Cidadana] Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

Hoje, 27/01, é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, ou Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Essa é uma data criada para lembrarmos das vítimas do Holocausto e o terrível marco que isso representa na história da humanidade.

Esse genocídio cometido pelos nazistas durante a II Guerra Mundial levou a prisão e morte de milhões de pessoas em campos de concentração, incluindo não só o povo judeu, mas também presos políticos, ciganos, poloneses, soviéticos, comunistas, homossexuais, testemunhas de Jeová, pessoas portadoras de deficiência física e mental, entre outras. Tudo fruto de um regime baseado na intolerância e na segregação. 

Esse dia foi escolhido por marcar a liberação do maior campo de extermínio nazista, o famoso campo de Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945.


É importantíssimo aproveitar essa data para lembrar o que pode acontecer quando uma sociedade se rende ao discurso da intolerância e extremismo.

Recentemente, o ator Arnold Schwarzenegger publicou um vídeo aonde comparou invasão ao Capitólio, sede do congresso dos EUA, à violência nazista. Como ele mesmo diz, ele nasceu na Austria (aliada ao regime nazista) no início do pós-guerra, e sua infância foi marcada pelas marcas causadas por esse regime. Esse vídeo viralizou e teve alguns trechos que me chamaram a atenção, incluindo quando falousobre uma lembrança “nunca compartilhada tão publicamente antes”:

"Ao crescer, eu era rodeado por homens destroçados, que se embriagavam por causa da culpa de sua participação no regime mais  maligno da história."
"Meu pai chegava em casa bêbado, uma ou duas vezes por semana, e gritava e batia em nós, e assustava a minha mãe. Eu não o culpo totalmente, porque o nosso vizinho estava fazendo a mesma coisa com a família dele, assim como o próximo vizinho. Eu ouvia com meus ouvidos e vi isso com meus próprios olhos. Eles sofriam dores físicas devido aos fragmentos em seus corpos e sofriam dores psicológicas devido ao que viram ou fizeram.”
Ele segue com uma frase, que se aplica muito bem aos dias atuais, infelizmente:
"Tudo começou com mentiras e mentiras e mentiras e intolerância. Sendo da Europa, eu vi em primeira mão como as coisas podem sair do controle."


Eu já tive a oportunidade de visitar dois museus sobre o Holocausto, uma vez em Washington (EUA) e também em Londres (UK), e é terrível ver as atrocidades realizadas por homens descontrolados, contaminados pelo discurso de ódio e que perderam o respeito ao próximo. Pessoas foram mortas aos milhões, pelo simples fato de não pertencerem ao padrão ideal estabelecido arbitrariamente pelo regime dominante.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.