janeiro 29, 2021

[Cidadania] Dia da Visibilidade Trans

Hoje, 29/01, é o Dia da Visibilidade Trans, uma data criada em 2004 para promover a cidadania e o respeito aos homens e mulheres transexuais e travestis.

Eu considero muito importante destacar essa data, pois acredito que a população trans é uma das que mais sofrem de preconceito e que mais tem dificuldade de ser respeitada e aceita pela nossa sociedade. Isso envolve não só a dificuldade de auto aceitação e acolhimento pela família, mas também uma grande dificuldade de inclusão no mercado de trabalho. As pessoas transexuais são tão marginalizadas que, infelizmente, sua expectativa de vida é de 35 anos, apenas.

Felizmente, algumas pessoas trans conseguem emprego formal e progredir na carreira, mas os casos de sucesso são tão poucos que fica até difícil listar alguns exemplos. No mercado de segurança, que infelizmente ainda é muito machista, eu conheço apenas um caso de trans que atingiu um status importante no mercado global, e aqui no Brasil, eu sei de apenas 3 pessoas trans que trabalha em nosso mercado :(

Aqui no Brasil, um exemplo muito legal de pessoa trans que é amada e respeitada pelo seu excelente trabalho é a cartunista Laerte.


Vale a pena ler e conhecer:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.