outubro 15, 2020

[Cidadania] A Diversidade é nossa maior Igualdade

A comunidade CyberSecurityGirls BR realizou recentemente um meetup online sensacional, aonde abordou "Os desafíos da inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho". A conversa, com a ativista Maite Schneider, co-fundadora do portal TransEmpregos, resultou em uma verdadeira aula sobre diversidade.

Quero aproveitar essa semana, em que celebramos o Ada Lovelace Day, para destacar os pontos de vista da Maitê sobre a diversidade. Além de abordar os desafios da inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, a Maite compartilhou diversas visões sobre a importância em respeitar todo tipo de diferença, qualquer pessoa que seja diferente de você (não importa se é trans, LGBT, mulher, negra, PCD, etc). Ela discute muito sobre como respeitar a diversidade e trabalhar a favor da equidade e do equilíbrio.

O vídeo da entrevista é sensacional e vale muito a pena assistir! Além da Maitê ter uma energia e bom humor contagiantes, ela trata o tema da diversidade com uma visão bem realista, fruto de muitos anos de experiência nessa luta. Eu já assisti mais de uma vez, e sempre fico tentado a ouvir o papo até o final!


Logo no início da entrevista ela usa o exemplo de gêmeos univitelinos para mostrar que não existe uma igualdade absoluta entre as pessoas - mesmo quando nos reunimos em comunidades específicas, cada pessoa tem algumas características, que as tornam únicas no mundo. Sabendo que todos são diferentes, devemos criar ações e políticas afirmativas em nosso dia-a-dia, sociedade e empresa para receber e respeitar essa diversidade de opiniões e de pessoas.

Um dos pontos fortes da entrevista, que mostram a força dos argumentos da Maitê seque a diversidade é um problema de todos nós. Nesse momento, ela cria um exemplo hipotético de um executivo (CEO) que, por um atropelamento, pode adquirir uma imobilidade nas pernas, e de repente ganhar um rótulo de PCD (portador de deficiência). Nesse momento, ele deixa de ser um CEO e vira um PCD: todas as suas meritocracias e competências são arrancadas da noite para o dia. E só nessa hora ele vai descobrir que não consegue entrar mais no escritório pois, até então, ele nunca havia se preocupado em dar acesso as PCDs.

Eu separei algumas frases que mostram o brilhantismo da discussão e do ponto de vista da Maite:
  • "Buscar equidade é buscar conhecer outras pessoas fora de nossa bolha"
  • "O mais ganho da Diversidade e da inclusão é a empatia"
  • "Equidade é entender que as pessoas tem diferenças (...) e ofertar para cada um para que as oportunidades sejam iguais para todas"
  • "Nós somos um somatório de diversidades, ninguém é uma pessoa só"
  • "Diversidade não é uma questão de grupos (...), se você não faz parte desses grupos, acha que esse assunto não é com você"
  • "Diversidade não é inclusão"
  • "Quando você coloca diversidade e não tem uma cultura organizacional inclusiva, ou a diversidade pede para sair, ou você mata essa diversidade"
  • "Se você for verdadeiramente um lugar de segurança psicológica, a diversidade vai brotar lá dentro"
  • "Nos lugares aonde as pessoas são elas, elas rendem melhor"
  • "Quando você sabe que você tem um problema e que você é parte desse problema, você consegue ser parte do começo da solução para esses problemas"
  • "Pessoas trans acabam vestindo muito mais a camisa (da empresa)"
  • "Empresa sem diversidade, sem inclusão e sem sustentabilidade é empresa que em 10 anos está fadada não só ao mercado matar, como não ter razão de existir"
  • "Líder é quem deixa (o empregado) solto"
  • "Inovação e criatividade só funciona quando você ouve"
Também participaram da live a Paula Papis e a Paula Rodrigues, head de operações de Cyber Segurança.

Vale muito a pena aproveitar o embalo e ler esse artigo, do portal program{m}aria: Por que o machismo cria barreiras para as mulheres na tecnologia.

#ALD20

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.