outubro 29, 2020

[Segurança] Fraudes em compras com cartões de crédito

O portal Melhores Destinos escreveu um artigo muito interessante com dados reais de fraudes com o uso de cartões de crédito. Eles fizeram uma pesquisa com 2.024 leitores, e descobriram que 87% tiveram pelo menos um caso de fraude no cartão de crédito, e 27% dos clientes descobriram o problema apenas quando chegou a fatura.

No artigo, eles oferecem 10 dicas para proteger de fraudes nos cartões de crédito, que eu dei uma atualizada e incluí mais algumas dicas no final:

  1. Ative o serviço de notificações por SMS para as compras realizadas no seu cartão. Fique sempre de olho nos avisos por SMS e no app do cartão, e avise imediatamente a instituição financeira caso perceba alguma compra suspeita ou desconhecida;
  2. Evite comprar em sites ou lojas desconhecidos. Se tiver dúvida da reputação da empresa, pesquise sobre a reputação em sites como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov;
  3. Nunca envie imagens ou dados do seu cartão de crédito por e-mail, Whatsapp, SMS ou qualquer outro meio. Jamais compartilhe fotos de seu cartão em redes sociais;
  4. Cuidado ao abrir mensagens supostamente enviadas pelo banco ou empresas conhecidas. Esse é um meio muito usado para fraudadores terem acesso aos seus dados. Nunca informe o número do cartão ou a senha após clicar em links suspeitos;
  5. Não deixe seu cartão de crédito salvo em sites que não tem o hábito de comprar com frequência, para evitar o risco de vazamento desses dados;
  6. Utilize preferencialmente o cartão de crédito virtual para compras online, que é disponibilizado por alguns bancos para esse fim;
  7. Verifique periodicamente o saldo da sua fatura e as compras realizadas com o cartão;
  8. Solicite ao banco o bloqueio parcial do limite de crédito, caso tenha saldo muito superior ao que costuma utilizar normalmente. Isso pode reduzir o tamanho do estrago em suas contas caso você seja vítima de fraude;
  9. Fique atento caso tenha tido seu e-mail ou WhatsApp recentemente invadido. Pode ser um indício de que seus dados foram vazados e novos golpes estão por vir. Na dúvida troque ou bloqueie temporariamente os cartões;
  10. Em caso de perda ou roubo do cartão, avise seu banco imediatamente. Registre um boletim de ocorrência e tenha cuidado redobrado se perdeu o cartão junto com seus documentos. Isso vai evitar dor de cabeça com fraudes que podem ocorrer meses depois;
  11. Tenha um cartão dedicado para suas compras online, e preferencialmente use um "cartão virtual";
  12. Deixe em casa os cartões que não usa no dia-a-dia. As pessoas tem a mania de colocar todos os documentos e cartões na carteira ou na bolsa, e assim, em caso de roubo, o criminoso tem acesso a todos esses documentos e cartões. Carrego com você somente o mínimo necessário!

Para saber mais:

#SegurançaDigital  #SemanadaSegurançaDigital  #CompartilheSegurançaDigital

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.