outubro 26, 2020

[Segurança] O risco de fraudes durante a quarentena

Segundo a Febraban, os criminosos estão aproveitando o aumento das transações online, causado pelo isolamento social durante a pandemia do novo Coronavírus, para aplicar golpes e capturar dados de clientes.

Afinal de contas, a necessidade de quarentena e isolamento social resultou em um grande aumento no uso de serviços online como aplicativos de entrega, compras online e uso do internet banking (e mobile banking). Assim, conseguimos realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços do dia-a-dia sem necessidade de se expor ao vírus.

Com esse uso mais intenso dos meios digitais, os ciber criminosos identificaram uma oportunidade para aplicar seus golpes nesse novo contingente de usuários online. A grande maioria dos métodos usados nas fraudes não são novos, incluindo o envio de mensagens de phishing e aplicativos falsos usando temas relacionados a pandemia, como o auxílio emergencial criado pelo governo federal.

Segundo um levantamento da Febraban, durante o período de isolamento social, os bancos brasileiros registraram o aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing, alta de 70% na fraude do falso funcionário e crescimento de 65% no golpe do motoboy. Também houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos no período da quarentena. Por isso, devemos ter um cuidado redobrado durante esse período de pandemia e home office.

Veja algumas dicas de segurança para o home office, baseado nas recomendações sugeridas pela Febraban (com algumas edições e inclusões minhas):
  • Mantenha o antivírus e o sistema operacional de seu computador e seu smartphone sempre atualizados. Lembre-se também de atualizar o firmware do seu roteador Wi-Fi;
  • Evite plugar pendrives desconhecidos em seu computador, eles podem conter vírus;
  • Sempre tenha muito cuidado ao clicar em links enviados por e-mail, SMS ou WhatsAp;
  • Se possível, tenha um computador dedicado para o uso a trabalho. Mas, se estiver utilizando um computador pessoal que é compartilhado com a família, crie um usuário específico para as atividades do trabalho;
  • Se possuir um computador fornecido pelos empresa para trabalho remoto, não compartilhe esse computador com os demais membros da família. Use-o somente para trabalho;
  • Configure senhas fortes em seu Wi-Fi residencial (e evite senhas óbvias);
  • Altere a senha padrão de administração do seu roteador Wi-Fi;
  • Em caso de suspeita de qualquer comprometimento da segurança, altere suas senhas imediatamente;
  • Não utilize redes Wi-Fi públicas;
  • Em sua casa, tenha redes Wi-Fi separadas para os visitantes e para o pessoal de casa. Se possível, cria uma terceira rede, dedicada para os dispositivos conectados (smart TV, vídeo-game, relógios, etc);.
Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.