O vídeo abaixo, do mesmo autor do podcast Darknet Diaries, mostra de uma forma clara e objetiva quais são os 7 principais países especializados e preparados para conduzir operações de guerra cibernética ("Top 7 Most Elite Nation State Hackers"). Vale muito a pena assistir, para ter uma visão geral do assunto.
Atenção: Spoiler do vídeo logo abaixo!
O vídeo lista, de uma forma bem precisa, quais são os sete países mais bem preparados para os conflitos de guerra cibernética e que, a propósito, já tem conduzido diversas operações nesse campo. São eles:
- EUA: considerado o mais capacitado do time, graças as ações da NSA, do Cyber Comando das forças armadas e dos grupos especializados em cada uma das forças;
- Rússia: destaque para os grupos "Nancy Bear" e "Sandworm" das unidades 74455 e 26165 da unidade de inteligência (GRU);
- China: Além das unidades 61398 e 61486 do exército chinês (People's Libertation Army, ou PLA), aqui o apresentador colocou até o Tio Tok na conta!
- Israel: a famosa unidade UNIT 8200;
- Inglaterra: o Government Communication Headquarters (GCHQ);
- Iran: o Iranian Cyber Army e o Islamic Revolutionary Guard Corps (IRGC);
- Coréia do Norte: destaque para o Lazarus Group, e diversos ataques com foco em propaganda política e ganho financeiro (segundo o vídeo, o único país focado nisso - certamente, nessa lista dos top 7).
Com essa lista, podemos pensar como os 7 países se dividem em termos de principais objetivos das suas ações no campo da guerra cibernética:
- Estratégico / militar: EUA, Rússia, Israel
- Político: Rússia
- Espionagem: China, Israel, Inglaterra
- Ativismo / propaganda: Iran, Coréia do Norte
- Roubo financeiro: Coréia do Norte
Para mais informações sobre guerra cibernética, dê uma olhada nos links abaixo:
- Na Wikipedia tem um excelente verbete sobre Cyberwarfare;
- Veja esse artigo sensacional da Wired: "The WIRED Guide to Cyberwar";
- Dentre os vários posts aqui no blog sobre o assunto, esse aqui tem uma lista gigante de referências: Guerra Cibernética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário