outubro 23, 2020

[Segurança] Os países mais especializados em guerra cibernética

O vídeo abaixo, do mesmo autor do podcast Darknet Diaries, mostra de uma forma clara e objetiva quais são os 7 principais países especializados e preparados para conduzir operações de guerra cibernética ("Top 7 Most Elite Nation State Hackers"). Vale muito a pena assistir, para ter uma visão geral do assunto.

Atenção: Spoiler do vídeo logo abaixo!

O vídeo lista, de uma forma bem precisa, quais são os sete países mais bem preparados para os conflitos de guerra cibernética e que, a propósito, já tem conduzido diversas operações nesse campo. São eles:

  1. EUA: considerado o mais capacitado do time, graças as ações da NSA, do Cyber Comando das forças armadas e dos grupos especializados em cada uma das forças;
  2. Rússia: destaque para os grupos "Nancy Bear" e "Sandworm" das unidades 74455 e 26165 da unidade de inteligência (GRU);
  3. China: Além das unidades 61398 e 61486 do exército chinês (People's Libertation Army, ou PLA), aqui o apresentador colocou até o Tio Tok na conta!
  4. Israel: a famosa unidade UNIT 8200;
  5. Inglaterra: o Government Communication Headquarters (GCHQ);
  6. Iran: o Iranian Cyber Army e o Islamic Revolutionary Guard Corps (IRGC);
  7. Coréia do Norte: destaque para o Lazarus Group, e diversos ataques com foco em propaganda política e ganho financeiro (segundo o vídeo, o único país focado nisso - certamente, nessa lista dos top 7).

Com essa lista, podemos pensar como os 7 países se dividem em termos de principais objetivos das suas ações no campo da guerra cibernética:
  • Estratégico / militar: EUA, Rússia, Israel
  • Político: Rússia
  • Espionagem: China, Israel, Inglaterra
  • Ativismo / propaganda: Iran, Coréia do Norte
  • Roubo financeiro: Coréia do Norte
Para mais informações sobre guerra cibernética, dê uma olhada nos links abaixo:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.