Eu já escrevi 2 posts aqui no blog sobre o Pix, o novo meio de pagamento instantâneos criado pelo Banco Central (esse e esse). Aproveitando a semana da Segurança Digital, quero resumir algumas dicas importantes de segurança sobre o uso do Pix.
- Está com dúvidas sobre o Pix? Procure o seu banco pelos canais oficiais de atendimento;
- Para cadastrar a sua chave do Pix, sempre use os canais oficiais do banco: o site de Internet Banking, o aplicativo (app) bancário no celular ou a central de atendimento;
- É possível ter até 5 chaves do Pix. Cadastre a sua chave com o seu CPF, seu e-mail principal e seu número telefônico, para evitar que alguém tente cadastrar uma chave com seus dados;
- Não clique em links recebidos por e-mail ou SMS sobre o assunto. Se for clicar, tome muito cuidado e pense várias vezes antes de fazer isso, para ter certeza de que o site é legítimo - e no final de pensar nisso, não clique assim mesmo!
- Fique atento: O Pix só funciona dentro do Internet Banking ou do aplicativo móvel (app) do seu próprio banco. Não existem outros sites nem aplicativos para fazer o cadastro ou transações pelo Pix!
- Quando for usar o Pix, você pode ler um QR Code em seu app bancário para fazer a transferência. Antes de confirmar a transação, verifique se a chave do Pix pertence realmente a quem você deseja transferir o dinheiro;
- Na dúvida, não use o Pix antes de se informar e se sentir confortável. Procure o seu banco para ter mais informações e não confie em qualquer dica que veja na Internet ou que receba via WhatsApp.
Ainda há muita incerteza sobre como o Pix vai funcionar e como os criminosos vão utilizar o Pix em seus golpes. Por isso, é importante ficar atento e buscar fontes confiáveis de informação.
Atualmente, como o Pix só vai entrar em operação em 16 de Novembro e no momento só é permitido cadastrar as chaves do Pix, já estamos vendo alguns golpes de phishing que chamam as pessoas para cadastrarem as suas chaves através de links para páginas falsas. Já surgiu, até mesmo, um site falso fingindo ser uma empresa financiadora oferecendo empréstimos pelo Pix.
Conforme o Pix entrar em operação e se popularizar, a tendência natural é que surjam novos golpes relacionados ao Pix e que esses golpes se tornem mais frequentes.
Para saber mais:
- Página do Banco Central sobre o Pix
- Página da Febraban sobre o Pix
- Saiba como se proteger de fraudes para cadastrar a chave de acesso do Pix
- Primeira etapa do Pix começa com limites de horários e de valores; veja regras de segurança
- Aqui no blog:
PS: Post atualizado em 28/10, alguns minutos depois de publicado. Rs... #quemnunca
PS/2: Post atualizado em 06/11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário