Esta é uma data que foi criada para ajudar a conscientizar os usuários a tomarem cuidado com seus dados. De fato, a cópia de dados (o famoso "backup") é um recurso fundamental para que as pessoas e empresas garantam a proteção e a disponibilidade de suas informações.
Independente se você é uma pessoa ou empresa, seus dados importantes devem ser preservados em uma cópia de reserva, armazenada em um outro dispositivo - normalmente em um disco (HD) externo, um pen-drive, um repositório na nuvem ou mesmo em um dispositivo profissional de backup.
Isso se aplica para os computadores pessoais, os servidores de dados das empresas e, inclusive, para os nossos smartphones - que guardam vários gigabytes de informações pessoais, incluindo fotos, vídeos e mensagens. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os ladrões roubaram ou furtaram mais de 300 mil celulares no estado de São Paulo em 2020, uma média de 34 celulares por hora!
Do ponto de vista corporativo, o backup é essencial para garantir a operação da empresa após um incidente de segurança que afete seus dados: pode ser um servidor com problema em discos, uma base de dados corrompida, ou até mesmo, um ataque de ransomware - que é muito comum hoje em dia.
Ah: o backup de nada tem valor se você não garantir a capacidade de fazer a recuperação (restore) dos dados. Por isso, o teste periódico de recuperação dos backups é essencial!
Para lembrar a importância do backup, eu separei alguns memes sobre o assunto:
- (Adicionado em 12/04) Afinal, o que é backup? Saiba como fazer e entenda a importância
- (Adicionado em 22/04) Dia Mundial do Backup: 5 riscos ‘fatais’ da falta de cópia de segurança