Segundo um estudo da empresa Tricentis, de 606 falhas de software identificadas em 2017, o impacto correspondeu a cerca de metade da população mundial (3,7 bilhões de pessoas), US$ 1,7 trilhão em ativos e 314 empresas.
Como exemplo, uma falha no sistema de gerenciamento da bateria do Samsung Note 7 custou a empresa cerca de 17 bilhões de dólares.
O custo de remediarão de um bug após o software ir para produção inclui muito mais elementos do que, apenas, as horas necessárias da equipe de desenvolvimento. A correção de um bug encontrado após a implantação de uma ferramenta (ou após ela ser lançada para o mercado) inclui custos adicionais que não são encontrado durante as fases de design, codificação e testes, tais como:
- Custo de testes de com integrações e ambientes específicos de clientes;
- Custo de recertificação da ferramenta (se isso se aplicar);
- Custo de nova implantação do software (ou custos de realizar o upgrade);
- Custos de suporte aos clientes antes e depois de implantar a nova versão da ferramenta;
- Custos indiretos por dedicar recursos da área de desenvolvimento para identificar, pesquisar e corrigir os bugs, em vez de implementar novas funcionalidades;
- Responsabilidade civil por danos causados pelo bug (se aplicável).
Esse artigo, bem interessante, mostra como o uso de desenvolvimento ágil pode reduzir o impacto a longo prazo nos custos para correção e manutenção de software. O autor argumenta que, como no método Agil os ciclos de feedback são mais curtos, esse custo a longo prazo tende a ser menor do que nas metodologias convencionais de desenvolvimento.
Nesse artigo do Louis Cremen, ele também cita a diferença de custo em identificar bugs maus cedo no processo de desenvolvimento de software, e usa o diagrama abaixo, atribuído ao Defense Systems Management College, em 1993:
Para saber mais:
- Defect Prevention: Reducing Costs and Enhancing Quality
- Financial Cost of Software Bugs
- Minimizing Code Defects to Improve Software Quality and Lower Development Costs - paper meio acadêmico e meio marketeiro da IBM, porém mesmo assim interessante e frequentemente citado.
- How much could software errors be costing your company?
- The True Cost of a Software Bug: Part One - artigo que fala mais do mesmo do que os acima, mas que tem 3 exemplos interessantes.
- Introducing the InfoSec colour wheel — blending developers with red and blue security teams - artigo com vários insights bem legais sobre o envolvimento da segurança no desenvolvimento de software.
Post atualizado em 20/12/2022.