agosto 03, 2015

[Segurança] Mini FAQ: BSides Las Vegas e Defcon

Nem todo mundo tem paciência de ler a longa série de dicas sobre a Defcon que já publiquei, e recentemente ouvi alguma sperguntas repetidas. Por isso, aqui vai esse mini-FAQ...

Que tipo de roupa usar na Defcon?
O dress code da Defcon é bem simples: Camiseta de nerd, preta (tais como camisetas de eventos, frases relacionadas a área, etc), bermuda e tênis - ou mesmo chinelo. Também vale ir fantasiado, ou de sobretudo, com cabelo colorido (sempre tem uns cabelereiros fazendo moicano e pintando o cabelo da galera em troca de doação para a EFF), saia (kilt ou não), etc.
O mesmo dress code se aplica para a BSides Las Vegas.
Mas, se você for na Black Hat, eu sugiro roupa mais casual: calça comprida (jeans ou sarja) e camiseta polo.

Preciso levar camisa social e sapato?
Por conta da Defcon, não. Nem mesmo para ir nas festas da Defcon e Black Hat (que são as festas organizadas pelos patrocinadores da Black Hat). Nelas, você pode ir com a mesma roupa que estava no evento, incluindo a bermuda e o chinelo. Mas se você pretende ir nas baladas de Vegas por sua conta (ou seja, fora dos horários das festas), o dress code é mandatório e os seguranças das baladas são muito chatos com isso: calça comprida, camisa social (ou polo) e sapato (ou sapatenis - obrigatoriamente preto). Por isso, sugiro sempre ter um sapato, calça comprida e camisa no porta-malas do carro, pois você nunca sabe quando vai emendar uma festa da Defcon com uma balada.

Como é a temperatura? Faz calor?
Las Vegas fica num deserto. Logo, faz muito calor, o tempo todo. Nas poucas vezes que chove, por pouco que a água não evapora antes de tocar o solo. Por isso, traga roupas leves. Mesmo ficando a maioria do tempo no evento, dentro dos cassinos, o ambiente é climatizado mas o ar condicionado é bem ameno.

Como faço para conseguir ingresso para a BSides Las Vegas?
Se você não for um palestrante ou voluntário, a única forma é comprar online através da página de doações. ou seja, você tem que doar, dentro da categoria que estiver disponível.
Desde o ano passado (2014) o pessoal da BSidesLV não faz mais inscrição para o evento. Basta aparecer na porta do evento, pegar um crachá e entrar. Mas os crachás são limitados, então se você corre o risco de não entrar no evento se eles tiverem acabado. Por isso, você deve amanhecer na fila no primeiro dia de evento. Há três formas de garantir o seu crachá com antecedência: fazendo uma doação para o evento, se registrando como voluntário ou hospedando no hotel do evento (Tuscany), utilizando o código do evento (que também dá desconto na hospedagem), o que dá direito a 2 crachás por quarto.

É preciso ir cedo se registrar na Defcon?
Precisar não precisa. Mas quem deixa para mais tarde corre o risco de ficar sem crachá. O crachá da Defcon é sempre um ítem interessante, que em vários anos foi feito com eletrônicos e pode ser programado e hackeado (tem até um concurso para premiar quem faz o melhor hacking do crachá). Também é um item de colecionador para alguns. Mas é comum acontecer deles fazerem menos crachás do que a quantidade de participantes, por isso quem se inscreve por último corre o risco de ficar sem o crachá legal (vai ganhar um crachá de papelão, bem brochante). Por isso, a melhor sugestão é comprar online ou chegar bem cedo para se registrar na Defcon no primeiro dia (na 5a feira) e encarar a fila gigantesca.

Quais são os melhores dias da Defcon?
A Defcon vai de 5a-feira a Domingo, mas a 6a-feira e o Sábado são os dias principais e mais cheios do evento (cheios de atividades e de pessoas). Na 5a-feira é feito o registro e tem poucas atividades, pois o dia é dedicado a duas trilhas "101", com assuntos mais para iniciantes. Talvez você possa aproveitar um pouco mais se tiver algumas villages já abertas. Vale a pena aproveitar esse dia para conhecer o evento, comprar bugiganga na lojinha e assistir alguma palestra eventualmente. O Domingo também é meio morto, pois a maioria dos participantes aproveitam esse dia para viajar de volta (muito comum principalmente entre os americanos) e o período da tarde, a partir das 15h, é dedicado apenas para a cerimônia de encerramento.

Post atualizado em 15/07/2017 e 25/07/2023.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.