agosto 27, 2015

[Segurança] CCCamp 2015

Neste ano foi realizado o Chaos Communication Camp (CCCamp), um evento que acontece a cada 4 anos na Alemanha.


Esta edição do CCCamp aconteceu na semana seguinte a Defcon, de 13 a 17 de Agosto, em uma espécie de parque (uma antiga olaria) próxima a cidade de Zehdenick, distante cerca de 50 Km ao norte de Berlin. O local conserva alguma estruturas da antiga fábrica, o que deu um toque bem legal ao clima do evento, e possui muita área livre para o pessoal acampar - além de alguns lagos próximos que o pessoal usou para se refrescar durante o dia.

Antes de mais nada, quero deixar claro que o evento é realizado em um acampamento: portanto, esqueça coisas como conforto, salas com ar condicionado, coffee-break, quarto de hotel, banho quente, etc. Os participantes realmente acamparam no local, cada um levando a sua própria barraca, usando banheiros químicos e chuveiros coletivos, com água gelada. Sem nenhum conforto.


A energia do CCCamp foi extraordiária: um clima excelente de troca de conhecimento, confraternização, inovação e amizade. A decoração do evento, realizada pelos organizadores e até mesmo pelos participantes, também garantiam uma atmosfera bem empolgante - principalmente a noite, com a iluminação e os efeitos de luz espalhados pelo local.



A programação do evento foi formada por 2 trilhas principais de palestras, realizadas em duas grandes tendas montadas para isso - mas também havia o stream ao vivo de todas as palestras, com tradução simultânea para inglês (pois quase metade das palestras foram em alemão), assim ninguém precisava ir nas tendas para assistir a programação oficial. Também tiveram algumas oficinas, mas a grande maioria do pessoal ficava em grupos, nas diversas tendas montadas pelos próprios participantes. Uma grande parte das tendas eram de hackerspaces, que tiveram uma presença massiva no evento. Vários hackerspaces europeus montaram um espaço próprio, com barracas e tendas, aonde organizavam diversas atividades como palestras, oficinas, discussões e qualquer tipo de atividade aberto a todos os interessados.

As palestras iam até altas horas da noite, cerca de 23h, e em seguida o pessoal se dirigia para as tendas aonde haviam mais oficinas, debatas, palestras - além das festas. Normalmente eu ia dormir entre 5 e 6 da manhã, para acordar as 7:30 com o sol brilhando e fritando todos que estavam dentro das barracas.

O CCCamp contou com cerca de 4 mil pessoas, pelo que fiquei sabendo, e haviam cerca de 20 brasileiros no evento, entre eles alguns poucos profissionais de segurança, alguns membros e ex-membros de hackerspaces e alguns brasileiros que moram na Europa.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.