O vídeo foi motivado pela campanha nas redes sociais contra o abuso de mulheres, através da hashtag #primeiroassédio. Esta campanha surgiu no final de Outubro como reação ao triste fato de que uma das competidoras do MasterChef Júnior, de apenas 12 anos, começou a ser alvo de assédio sexual e comentários machistas na Internet.
Através da hashtag #primeiroassédio, as mulheres contaram seus casos reais de abusos sexuais sofridos na infância e juventude. Como disse o Marcelo Tas, "A onda de desabafos e relatos escancarou o quanto a violência é real contra meninas".
Até mesmo a Paola Carosella, jurada do MasterChef Brasil, contou que sofreu violência sexual quando era estudante:
"Tinha 11 ou 12 anos e estava num ônibus na Argentina indo para a escola. Um homem colou em mim e começou a se masturbar. Tentei achar um espaço para fugir, mas ele bloqueava todos os meus movimentos com o corpo."
Para quem acha que isso é exagero, a idade média do primeiro assédio sexual é 9,7 anos.
Além da repercussão na mídia e nas redes sociais, os apresentadores masculinos do programa da GNT "Papo de Segunda" (Marcelo Tas, João Vicente, Leo Jaime e Xico Sá) leram alguns dos relatos de #primeiroassédio que circularam na Internet. O objetivo foi chamar a atenção de toda a sociedade, e principalmente dos homens, para a o problema do abuso contra as mulheres e contra garotas.
Mas a desgraça não para por aí: até mesmo um dos garotos que compete no MasterChef Júnior foi alvo de comentários de conotação sexual :(
Nenhum comentário:
Postar um comentário