Embora o Patinho Feio, um computador desenvolvido na Poli-USP em 1971 seja relativamente bem conhecido e seja referenciado as vezes como o primeiro computador fabricado no Brasil, o primeiro computador brasileiro na verdade nasceu no ITA, 10 anos antes.
Batizado de Zezinho, o computador foi desenvolvido como um projeto de graduação para fins didáticos, realizado por quatro formandos do ITA da turma de 1961.
O Zezinho foi um computador construído com a técnica de transistores, e se assemelhava a uma geladeira sem as portas de fora. Ele tinha 8 posições de memória de 8 bits, sendo que cada bit representado por uma lâmpada (quando ela estava acesa indicava o valor "1", se apagada, "0") e que podia ser acessado através de 2 pontos de solda em um painel. Para alterar o estado de um bit, bastava encostar em um ponto de solda com uma "caneta" com ponta de metal, aterrada. Havia pouquíssimas instruções, entre elas a soma.
Diversas novidades, informações, dicas e casos do dia-a-dia: na vida pessoal, sobre Tecnologia e, principalmente, Segurança da Informação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário