O relatório é enorme, e apresenta um panorama completo das ameaças eletrônicas em todo o mundo no ano de 2008. No site da Symantec é possível abaixar o relatório completo, um "resumo" de 19 páginas e quatro relatórios setoriais sobre a América Latina, Ásia + Pacífico + Japão (APJ), Europa e Oriente Médio (EMEA) e um sobre as ameaças aos governos e serviços de infra-estrutura pública. O site também disponibiliza um webcast e uma apresentação em Flash sobre o relatório.
Este relatório contém (provavelmente) milhares de dados estatísticos sobre as ameaças virtuais, cyber ataques e SPAMs, o que tem feito a felicidade dos profissinais da área e jornalistas, que podem basear seus trabalhos em dados concretos sobre o cenário mundial de ameaças.
A revista Decision Report publicou recentemente alguns dados:
- O roubo de informações de cartão de crédito no Brasil representa 32% das invasões na Internet realizadas pelos cibercriminosos por meio de códigos maliciosos
- Os bancos brasileiros respondem por 19% de crimes digitais
- O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking global de ataques (no ano passado era a 12ª posição).
- O Brasil também ocupa a liderança em atividades maliciosas na América Latina, contabilizando 34% do total (somos o 5º no mundo).
- Os Estados Unidos ocupa a liderança no ranking de origem dos ataques, com 25% de todos os ataques detectados contra alvos mundiais.
Também somos o 5º país com maior atividade maliciosa, atrás dos EUA, China, Alemanha e inglaterra. Nós representamos 4% das atividades globais.
Um último dado estatístico que eu achei muito curioso é que Buenos Aires é a cidade com maior quantidade de micros infectados por botnets em todo o mundo, representando 4% do total mundial. Já a China é o país com maior número de hosts infectados por bots, com 13% do total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário