Recentemente eu vi no YouTube ó vídeo abaixo, que diz ser a primeira reportagem sobre virus de computador, que foi ao ar em 1990 pela TV Cultura. A reportagem fala sobre o vírus Michelângelo, que era um vírus que atuava somente no dia do aniversário do pintor, dia 06 de março de qualquer ano (neste dia ele apagava todos os arquivos do computador infectado). Segundo o apresentador do jornal, este é um dos 1.200 vírus conhecidos. Ou seja, na época haviam "apenas" 1.200 vírus conhecidos, sendo que hoje em dia são criadas mais de 1.400 novas ameaças por hora (na verdade deve ser muito mais do que isso, pois este é um dado de 2009). Hoje em dia soa extremamente non-sense a dica de proteção inocentemente oferecida no final da reportagem: manter o computador desligado no dia 06 de março.
Na década de 90 haviam vários vírus que chamávamos de "bomba relógio" (do inglês "time bomb"), pois eles entravam em ação em datas específicas. Os mais famosos foram o vírus Michelângelo e o "Sexta-feira 13" (que entrava em ação toda sexta-feira que caísse num dia 13). O engraçado é que, na época, algumas empresas e revistas criavam "calendários de vírus", que mostravam que vírus estavam programados para atacar os computadores em cada dia do ano.
Os vírus de computador surgiram em 1986. O primeiro vírus que eu vi foi no final dos anos 80 e se chamava "Ping Pong", pois ele apenas fazia aparecer uma bolinha que ficava pulando na tela - algo extremamente inofensivo. E era super fácil removê-lo, nós simplesmente editávamos o setor de boot do disquete e apagávamos o vírus (na verdade, apagávamos o setor de boot, sobrescrevendo-o com uma sequencia de zeros). Algum tempo depois começaram a surgir os softwares anti-vírus. A propósito, alguns anos depois eu tive aula com o professor Marco Gubitoso (Gubi), que criou em 1989 a vacina para o Ping Pong, reconhecido como um dos primeiros vírus a se espalhar pelo Brasil.
Diversas novidades, informações, dicas e casos do dia-a-dia: na vida pessoal, sobre Tecnologia e, principalmente, Segurança da Informação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu vi a reportagem na época, e fui pego pelo virus, que destruiu meu C:. Felizmente tudo que eu tinha de importante estava em outra partição, e eu tinha um disco de recuperação. Mas eu lembro de um boot no computador pouco depois da meia-noite do dia D, com o HD fazendo barulhos como se estivesse apagando tudo, que era exatamente o que estava acontecendo, aliás.
Agradeço a Peter Norton pela graça alcançada.
Abs,
André
Postar um comentário