Não basta os ataques de DDoS terem passado a marca assustadora de 1 Tbps, e um único ataque a um provedor DNS ter impactado o acesso a diversos sites do nosso dia-a-dia.
Agora, parece que a nova moda vai ser tirar países inteiros do ar!
No início do mês surgiram notícias de que um ataque DDoS usando novamente a botnet Mirai tirou do ar a Liberia, um país minúsculo na quase esquecida Africa. O ataque durou duas semanas e, na verdade, afetou o provedor
Lonestar MTN e causou impacto em 60% do tráfego Internet do país.
OK, por um lado não é muito difícil atacar um país Africano, uma vez que a infraestrutura de conectividade de todo o continente é bem capenga pois muitos países tem problemas sérios de infra-estrutura causados pela falta de investimento ou destruição por frequentes guerras civis. Além disso, todo o continente é servido por poucos cabos submarinos. A Liberia, por exemplo, é atendida por apenas um babo submarino, o "African Coast to Europe (ACE)", que sai da França e vai até a Africa do Sul, podendo chegar a uma capacidade de até 5,12 Tbps.
Mas, com a capacidade dos atacantes subindo rapidmente, torna-se cada vez mais fácil direcionar ataques a empresas de forma a causar grandes impactos aos usuários.
Diversas novidades, informações, dicas e casos do dia-a-dia: na vida pessoal, sobre Tecnologia e, principalmente, Segurança da Informação.
novembro 22, 2016
[Segurança] Os ataques DDoS estão indo longe demais!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário