Engana-se quem acha que o ciber crime é um problema restrito aos bancos. Na verdade, os ciber criminosos tentam explorar e fraudar qualquer tipo de serviço online em que eles possam obter algum tipo de vantagem financeira.
Até mesmo os programas de milhagem aérea (que permitem trocar pontos por passagens aéreas ou até mesmo por mercadorias) podem ser explorados por ciber criminosos. Uma reportagem publicada recentemente no jornal australiano The Age descreve o caso de um cliente da compania aérea Quantas que teve as suas milhas utilizadas por fraudadores – um prejuízo que só não foi maior pois a compania aérea agiu a tempo.
O roubo de pontos de programas de milhagens aéreas é uma fraude que pode atingir milhões de usuários (a Quantas, por exemplo, possui cerca de 11,5 milhões de clientes utilizando seu programa de milhagem) e permite aos fraudadores emitirem – e revenderem – passagens sem custo, utilizando a pontuação da vítima. A vítima, por outro lado, só vai perceber quando tentar resgatar os seus pontos (para emitir suas passagens ou conseguir um upgrade).
Normalmente os ciber criminosos consequem acesso as contas de programas de milhagem utilizando mensagens de Phishing ou malwares que roubam credenciais. Veja abaixo um caso de phishing prometendo 10.000 pontos para clientes do programa TudoAzul (exemplo retirado do Catálogo de Fraudes da RNP). Engenharia social também pode ser facilmente utilizada. a reportagem lembra que ao publicar uma foto nas redes sociais de seu cartão de embarque ou da identificação de sua mala, você estará fornecendo alguns dados que podem ser utilizados por um fraudador para tentar passar por você e acessar seu programa de milhagem.
A favor dos ciber criminosos conta o fato de que os clientes de companias aéreas não tem consciência deste tipo de fraude, tomam poucas medidas de proteção (normalmente utilizam senhas óbvias) e, além disso, a maioria dos clientes raramente conferem seu saldo e utilizam seus pontos com pouca frequência, dificultando a identificação e bloqueio da fraude. Mesmo do ponto de vista das companias aéreas, muitas delas utilizam uma política de senhas bem simples em seus sistemas. Algumas, por exemplo, exigem senhas numéricas de 6 dígitos – uma combinação que pode ser adivinhada de forma fácil e rápida.
Ainda segundo a reportagem do The Age, a compania aérea Quantas está realizando um projeto piloto para aumentar a segurança no acesso de seus clientes ao portal do programa de milhagens através do uso de tecnologia de segundo fator de autenticação, aonde uma senha de acesso temporária é enviada via SMS para o celular dos clientes.
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