Segundo o Convergência Digital, a invasão teria ocorrido "por meio de uma falha em um prestador de serviços, com recursos roubados de uma conta bolsão da empresa terceirizada." O portal também noticiou que os criminosos exploraram uma vulnerabilidades em um PSTI (Prestador de Serviço de Tecnologia de Informação) que atua como intermediário nas operações do banco, e que o valor total dos recursos desviados ainda está sendo contabilizado.
O BNB informou à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que não houve vazamento de dados ou prejuízo às contas dos clientes, indicando que o ataque possivelmente foi contra os fundos do próprio banco, conforme o modus operandi que observamos nos ataques que aconteceram no ano passado.
O portal Convergência Digital classificou esse caso como o "primeiro ataque hacker ao sistema financeiro em 2026", mas infelizmente esse é, pelo menos, o terceiro caso desse ano, e olha que ainda estamos em janeiro!!! Os outros dois casos, que ocorreram bem no início desse mês, há cerca de 2 semanas atrás, não saíram na imprensa, e justamente por isso eu não posso dar os nomes das duas instituições financeiras atacadas. Os dois ataques, contra uma financiadora e um banco de investimentos, envolveram desvios de dezenas de milhões de reais.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário