Em 20 de dezembro de 2025, quatro detentos saíram pela porta da frente do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Belo Horizonte (MG), após apresentarem ordens de soltura falsas. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os criminosos fizeram uso de credenciais legítimas de acesso para forjar seus alvarás no sistema do CNJ. O líder do grupo era Ricardo Lopes de Araujo, um cibercriminoso conhecido como Dom.
A história de como esses criminosos conseguiram forjar seus alvarás de soltura, enganar o Judiciário e sair da prisão livremente foi contada pelo Alcyon, em seu canal True Hacking:
A polícia já conseguiu prender novamente pelo menos três deles (não achei notícias sobre a prisão do Nikolas). Dom foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais em 14 de janeiro, no Rio de Janeiro, e sua prisão preventiva foi mantida pela Justiça.
O grupo é acusado de usar credenciais (logins e senhas) de juízes para acessar sistemas do CNJ. Essas credenciais são obtidas de forma ilícita. Além da emissão fraudulenta de alvarás de soltura, eles são acusados de explorar o sistema para realizar alteração de mandados de prisão, desbloqueio de valores retidos pela Justiça e liberação de veículos apreendidos.
Ou seja, mesmo antes de ser preso, Dom já era especialista em invadir os sistemas do CNJ para manipular mandatos de prisão. Não é meio óbvio que ele daria um jeito de soltar a si mesmo? rs
Para saber mais:
- Vídeo Ele se soltou da própria prisão: O Hacker Brasileiro que Enganou a Justiça
- Operação prende nove pessoas e bloqueia R$ 40 milhões por suspeita de fraudes em sistemas da Justiça
- Criminosos deixam presídio após usar credenciais falsas e fraudar sistema
- Quadrilha usou credenciais de magistrados para fraudar sistema da Justiça e soltar presos em BH; entenda
- Entenda como se cumpre um alvará de soltura; fraude fez presos saírem ilegalmente pela porta da frente de presídio
- Homem que saiu da prisão com alvará falso se apresentou à delegacia em Belo Horizonte
- Sobre a recaptura de Dom: Hacker que fraudou alvarás de soltura e fugiu de presídio em BH com outros detentos é preso no Rio
- Hacker que lidera quadrilha acusada de roubar R$ 40 milhões em fraudes cibernética tem prisão preventiva

Nenhum comentário:
Postar um comentário