maio 31, 2007

[segurança] Carreira em Segurança - enfim uma referência

O Eduardo V. C. Neves acabou de publicar em seu blog um excelente artigo entitulado "O Perfil do Profissional de Segurança da Informação" onde aborda profundamente a carreira, o perfil e formação do profissional de segurança.
Um trecho que gostei muito foi quando ele fala das competências necessárias, e as divide em competências individuais, específicas (relacionadas diretamente a área - e cita o CKB do ISC2) e organizacionais.
Ele também descreve maravilhosamente bem alguns perfis profissionais para analistas júnior/pleno/sênior em segurança de redes e de processos.
O que ele chama em seu artigo de "analista de segurança de redes de dados" é o que eu considero como o profissional que atua na área de segurança de um ponto de vista técnico. Neste caso, temos não somente profissionais focados em rede - embora a maioria deles se foquem neste campo. Como ele mesmo cita, são os que trabalham com desenvolvimento e/ou auditoria de código seguro, profissionais focados em segurança de aplicações ou profissionais especializados em algumas tecnologias de segurança.
Excelente artigo !

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.