Com os cartões roubados e os dados capturados, os bandidos poderiam facilmente sacar dinheiro das vítimas. Segundo estimativas de uma empresa do setor, a clonagem de cartões e outros tipos de golpes causaram um prejuízo de pelo menos R$ 39 milhões ao mercado de cartões no Brasil durante 2009. Por isso, devemos tomar muito cuidado ao utilizar o cartão de débito em caixas eletrônicos.
O vídeo da reportagem (abaixo) é curto e mostra muito bem como estes dispositivos funcionavam.
As principais dicas para que as pessoas evitem se tornar vítimas de golpes contra seus cartões são bem conhecidas, mas não custa repetir:
- Antes de utilizar os caixas eletrônicos, observe atentamente se eles aparentam estar funcionando normalmente. Desconfie se´a maioria dos equipamentos estiver desligada ou em manutenção e apenas um deles estiver operando normalmente.
- Veja também se todos os equipamentos são semelhantes e se todas as peças parecem estar devidamente conectadas.
- Desconfie se o equipamento do banco pedir suas informações em uma uma ordem diferente da normalmente solicitada para realizar as operações (por exemplo, solicitando diversos dados que normalmente não pede).
- Quando for digitar suas senhas no teclado do caixa eletrônico, tente tampar a sua mão com algum papel ou mesmo com a carteira, para evitar que alguém descubra sua senha vendo (ou filmando) as teclas que está pressionando.
- Jamais aceite ajuda de estranhos para realizar as transações no caixa eletrônico. Eu sou paranóico: Desconfie até mesmo de funcionários ou policiais uniformizados que estejam andando próximo aos caixas. Se precisar de ajuda, entre na agência e procure um funcionário
O mais importante é que normalmente os criminosos estão próximos do local do crime, prontos para retirar seus dispositivos com os dados roubados. Logo, se você identificar um dispositivo estranho em um caixa eletrônico, saia imediatamente do local e ligue para a polícia quando estiver longe. Não tente bancar o herói.
Nota: texto atualizado as 6:30pm para incluir a estatística de fraudes e as dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário